Unidade Didática: A célula
Esta unidade, programada para alunos de Ensino Secundário dentro da materia de Ciências da Natureza, de idades compreendidas entre 11 e 13 anos de e cursam estudos de 1º do ESO, tem sido preparada para alunos e alunas que em seus estudos começan a utiliza como l2 a língua portuguesa.
A sequência didática desenvolvida aborda o conteúdo "A célula". Apresenta á célula como a unidade fundamental dos seres vivos e permite que os alunos conheçam que a ćélula forma aos seres vivos, aliás à célula é a unidade anatómica dos seres vivos e a unidade fisiológica dos mesmos.
Desnecessario será dizer a importância que tem os conhecimentos de vocabulário seja de nomes ( Seres vivos, Células, Funções de um ser vivo, Nutrição, Produção de energia e reprodução, Procarionte, Eucarionte, a membrana plasmática, o Núcleo, o Citoplasma.), seja adjetivos e verbos (Compreender, Realizar, Diferenciar. Reconhecer, (Tempos verbais em presente do indicativo., Semelhantes, Naturáis, Diferentes) ou de estruturas tais como as comparativas), e a utilizaçao das competèncias oral, escrita e leitora.
O discurso serão de tipo descriptivo.
O contexto para desenvolver a unidade é o conhecimento da célula em português y serão promovidos processos cognitivos de compreensão , comparação e análisis
Objetivos:
- Identificar a importância da ciência para oferecer hipóteses acerca da origem da vida.
- Reconhecer que as células são as unidades fundamentais dos seres vivos.
- Descrever e classificar as principais partes integrantes de uma célula.
- Diferenciar células procariontes de células eucariontes.
- Relacionar que as células formam tecidos; tecidos formam órgãos; órgãos formam sistemas e sistemas formam um organismo.
- Diferenciar célula animal de célula vegetal.
- Dar a conhecer as dimensões reduzidas da célula.
- Conhecer e interagir com microscópio.
- Conteúdos da matéria:
- Concetuais
- Procedimentais
- Atitudinais
- Funçoes dos seres vivos
- A teoria celular.
- Partes de uma célula
- Células procariontes de células eucariontes.
- Célula animal de célula vegetal.
- Estrutura do microscópio
- Paricipaçãono debate na aula
- Resolução de exercicios. e questionarios
- Leitura de textos
- Audição de videos sobre o tema
- Exposssição oral do tema
-
- Curiosidade sobre a ciência.
- Curiosidade sobre a célula e a sua importança.
-
Para o desarrollo da unidade serao utilizada uma metodologia ativa, com trabalho individual, por pares e grupos e proponhen-se como recursos tais como:
Resumo no quadro ou em cartazes e desenhos - para facilitar o entendimento.
Ler capítulos do livro didático.
Analisar e interpretar textos de assuntos estudados.
Criar textos referente a assuntos estudados.
Pesquisar em livros da biblioteca e na internet
No laboratório de informática da escola - ler texto na internet (selecionado pela professora) e fazer comentários.
Resumo no quadro ou em cartazes e desenhos - para facilitar o entendimento.
Ler capítulos do livro didático.
Analisar e interpretar textos de assuntos estudados.
Criar textos referente a assuntos estudados.
Pesquisar em livros da biblioteca e na internet
No laboratório de informática da escola - ler texto na internet (selecionado pela professora) e fazer comentários.
Actividades:
Esta unidade serão desenvolvida em 5 sessoes
1ª Sessão
1. Introdução aos conteúdos:
2. Leituras de reforço sobre o tema "Os seres vivos e nao vivos e a suas caraterísticas".
- Atividade interativa " verifica se sabes" Quais são as funções dos seres vivos?
- Leitura do texto: "Da célula aos seres vivos"
2ª Sessão
1. Apresentação de slides " a célula a unidade fundamental da vida".
2. Atividade: Preenche os buracos
3. 5 - No caça palavras abaixo, encontre as palavras em negrito do texto.
3ª Sessão:
1. Atividade para trabahlar a unidade didática.
- Ouve este vídeo ( Só o primer minuto) e diz se aparecer as palavras seguintes: célula, procarionte, eucarionte, animal, vegetal. células vegetais, citoplasma.
- Lista de novas palavras assimiladas pelo conteúdo, seus significados e correção coletiva.
- Atividades para fixação do conteúdo. Identifica as partes:
4º Sessão: Apresentação de diversas experiências e reconhecimento de células com o uso de microscópio.
1. No seguinte texto fala da descoberta das células, Sublinha as palavras mas importantes e realiza um resumo com as ideias mais importantes do texto.
2. como Robert Hooke descobriu a célula.?
3. Observação de células vegetais
4. Observação de células animal
5ª Sessão Avaliação dos conhecimentos adquiridos com as aulas.
- Provas com itens de seleIção: Escolha múltipla , Associação / correspondência, Ordenação
- Provas com itens de contrução: Resposta curta, Resposta restrita
Atividades de ampliação
- Montagem de um modelo tridimensional de uma célula animal.
- Trabalho em grupo, e por cartaz com o nome das diferentes partes.
Enlace à unidade didática
Maria Dolores Chavero Blanco.
No hay comentarios:
Publicar un comentario