domingo, 24 de mayo de 2015

Unidade Didática: A célula

Unidade Didática: A célula
Esta unidade, programada para alunos de Ensino Secundário dentro da materia de Ciências da Natureza, de idades compreendidas entre 11 e 13 anos de e cursam estudos de 1º do ESO, tem sido preparada para alunos e alunas que em seus estudos começan a utiliza como l2 a língua portuguesa.
A sequência didática desenvolvida aborda o conteúdo "A célula". Apresenta á célula como a unidade fundamental dos seres vivos e permite que os alunos conheçam que a ćélula forma aos seres vivos, aliás à célula é a unidade anatómica dos seres vivos e a unidade fisiológica dos mesmos.
Desnecessario será dizer a importância que tem os conhecimentos de vocabulário seja de nomes ( Seres vivos, Células, Funções de um ser vivo, Nutrição, Produção de energia e reprodução, Procarionte, Eucarionte, a membrana plasmática, o Núcleo, o Citoplasma.), seja adjetivos e verbos (Compreender, Realizar, Diferenciar. Reconhecer, (Tempos verbais em presente do indicativo., Semelhantes, Naturáis, Diferentes) ou de estruturas tais como as comparativas), e a utilizaçao das competèncias oral, escrita e leitora.
O discurso serão de tipo descriptivo.
O contexto para desenvolver a unidade é o conhecimento da célula em português y serão promovidos processos cognitivos de compreensão , comparação e análisis
Objetivos:
  • Identificar a importância da ciência para oferecer hipóteses acerca da origem da vida.
  • Reconhecer que as células são as unidades fundamentais dos seres vivos.
  • Descrever e classificar as principais partes integrantes de uma célula.
  • Diferenciar células procariontes de células eucariontes.
  • Relacionar que as células formam tecidos; tecidos formam órgãos; órgãos formam sistemas e sistemas formam um organismo.
  • Diferenciar célula animal de célula vegetal.
  • Dar a conhecer as dimensões reduzidas da célula.
  • Conhecer e interagir com microscópio.
  • Conteúdos da matéria:
    • Concetuais
    • Procedimentais
    • Atitudinais
    • Funçoes dos seres vivos
    • A teoria celular.
    • Partes de uma célula
    • Células procariontes de células eucariontes.
    • Célula animal de célula vegetal.
    • Estrutura do microscópio
    • Paricipaçãono debate na aula
    • Resolução de exercicios. e questionarios
    • Leitura de textos
    • Audição de videos sobre o tema
    • Exposssição oral do tema

    • Curiosidade sobre a ciência.
    • Curiosidade sobre a célula e a sua importança.
Para o desarrollo da unidade serao utilizada uma metodologia ativa, com trabalho individual, por pares e grupos e proponhen-se como recursos tais como:
Resumo no quadro ou em cartazes  e desenhos - para  facilitar  o entendimento.
Ler capítulos do livro didático. 
Analisar e interpretar textos de assuntos estudados.
Criar textos referente a assuntos estudados.
Pesquisar em livros da biblioteca e na internet
No laboratório de informática da escola - ler texto na internet (selecionado pela professora) e fazer comentários.
Actividades:
Esta unidade serão desenvolvida em 5 sessoes
Sessão
1. Introdução aos conteúdos:
2. Leituras de reforço sobre o tema "Os seres vivos e nao vivos e a suas caraterísticas".
  • Atividade interativa " verifica se sabes" Quais são as funções dos seres vivos?
  • Leitura do texto: "Da célula aos seres vivos"

2ª Sessão
1. Apresentação de slides " a célula a unidade fundamental da vida".
2. Atividade: Preenche os buracos
3. 5 - No caça palavras abaixo, encontre as palavras em negrito do texto.

3ª Sessão:
1. Atividade para trabahlar a unidade didática.
  • Ouve este vídeo ( Só o primer minuto) e diz se aparecer as palavras seguintes: célula, procarionte, eucarionte, animal, vegetal. células vegetais, citoplasma.
  • Lista de novas palavras assimiladas pelo conteúdo, seus significados e correção coletiva.
  • Atividades para fixação do conteúdo. Identifica as partes:

4º Sessão: Apresentação de diversas experiências e reconhecimento de células com o uso de microscópio.
1. No seguinte texto fala da descoberta das células, Sublinha as palavras mas importantes e realiza um resumo com as ideias mais importantes do texto.
2. como Robert Hooke descobriu a célula.?
3. Observação de células vegetais
4. Observação de células animal

Sessão Avaliação dos conhecimentos adquiridos com as aulas.
  • Provas com itens de seleIção: Escolha múltipla , Associação / correspondência, Ordenação
  • Provas com itens de contrução: Resposta curta, Resposta restrita
Atividades de ampliação
Enlace à unidade didática


Maria Dolores Chavero Blanco.

















 





No hay comentarios:

Publicar un comentario