Título de la Unidad: "A COR"
Dirigida a: alumnado de 1º de ESO.
Materia: Educación Plástica y Visual.
Objetivos:
- Compreender e diferenciar como reage a cor-luz e a cor- matéria.
Conhecer os sistemas de clasificação e mistura das cores.
Estudar as relações de harmonia e contrastes.
Critérios:
Reconhecer as diferentes técnicas plásticas, utilizando-as con certa correção.
Realizar criações plásticas com criatividade.
Contenidos de la materia:
- A cor. Definição.
- Cores primárias e secundárias.
- A roda de cores.
- Cores complementares e cores semelhantes.
- Psicologia da cor.
Competencias Básicas:
Artística e cultural: ampliando os conhecimentos das cores, apreendendo a observar e percibir, experimentando com as técnicas.
Autonomia e iniciativa pessoal: trasformando uma ideia num produto.Processo que obriga ao aluno à adotar decissões.
Social e cívica: com a realização das tarefas em equipas, que promoverão atitudes de respeito, tolerância e flexibilidade.
Criterios de evaluación:
Fazer efectivos os aspectos técnicos: mistura das cores, conhecimento das técnicas gráfico-plásticas.
Efectividade do resultado à tarefa solicitada: limpeza, apresentação....
Recochecer o tipo de soporte, o material e os instrumentos adaptados à técnica.
Vocabulario para aprender:
Nomes: Cor, Luz, Cores primárias, Cores secundárias, Roda de cores, Mistura aditiva,
Mistura subtrativa, Amarelo, Magenta, Ciano, Verde, Vermelho, Roxo, Laranja, Cores complementares, Cores semelhantes, Psicología da cor, Preto, Branco, Cinza, Cores frias e quentes.
Verbos: Misturar, Mexer, Acrescentar, Compreender, Realizar, Diferenciar.
Adjetivos: Semelhantes, Fria, Quente, Realista, Harmonia, Escuro, Naturáis, Artificiáis.
Estructuras:
- Comparativas: " esta cor é mais escura do que aquela"
- Futuro:" Vou acrescentar un bocado mais desta cor"
- Imperativo: " Já chega"
Tipo de discurso (descrição, narração, etc.): Compreensões escritas y Compreensões orái.
Habilidades Lingüística: Expresões escritas e verbal.
ACTIVIDADES PARA LA UNIDAD DIDÁCTICA
Actividades para introducir el tema
Emparelhado com o computador, acessar a esta website e fazer esse quebra-cabeças.
Presentacion
Actividades para trabajar la unidad didáctica.
Nos seguintes sites vão apreender os nomes das cores, bem com a sua pronúncia.
Escreva as palavras no lado da atividade no seu lugar. Se você não sabe o significado de alguns deles usa o dicionário.
Traduza as seguintes frases:
El azul es más oscuro que el amarillo.
El color que más refleja la luz es el blanco.
El color que más absorbe la luz es el negro.
Los colores cálidos son el amarillo, naranja , rojo y sus derivados.
Los colores fríos son el azul, verde, violeta y sus derivados.
Los colores afines dan sensación de armonía.
De la mezcla del amarillo más magenta, se obtendrá el rojo
No añadas azul a la mezcla, si quieres obtener rojo.
DE QUE COR É? (Luciana de Almeida)
Abra os olhos ... olhe bem a sua volta...
Quantas cores você viu? Amarelo, alaranjado, verde, azul, anil...
Tudo nesse mundo tem cor!
A gema do ovo da ema é amarela como o sol no céu.
A pena da cauda do pavão é da cor de cada momento:
VERMELHA, quando está com raiva;
AZUL, quando está contente; AMARELA, quando está cansada;
VIOLETA, quando está por um triz. MULTICOLORIDA, quando está feliz!
1)- Estudando o texto:
a)- Título:
b)- Autora:
c)- A autora diz que cada momento tem a sua cor. Por quê?
2)- De que cor você pintaria:
a)- a saudade?
b)- a dor?
c)- o amor?
d)- a tristeza?
e)- a preguiça?
3)- Forme frases com as palavras:
a)- céu:
b)- amarelo:
c)- contente:
d)- cansada:
Metodologia:
- Organização e distribuição do tempo:
- Começar com os conocimentos prévios da matéria.
- Realizar uma "lluvia de ideas" para conhecer os conhecimentos sob as cores .
- Aprendizagem Funcional.
- Flexible.
- A distribuição das aulas dependerá das tarefaspara realizar, se foram em pares, em pequenas equipas o grandes.
Recursos materiáis impressos:
Fotocópias
Livro de texto
Recursos TICs:
- Videos:
PDI
Instrumentos de avaliação:
- Exames oráis.
- Exames teórico-prácticos.
- Conhecimentos prévios e nível da língua.
- Observação sistemática.
- Revisão dos cadernos das aulas.
Modelo de examen escrito:
EXAME: " A COR "
ALUNO/A:
MATÉRIA: E.P.V. CURSO: 1º ESO
Realizar a roda de cores com lápises de madera. Misturá-los para obter as cores primárias, secundárias e terciárias.
Definir os seguintes conceptos:
Tom:
Saturação:
Luminosidade:
Di quáis são as cores quentes e frias, e indica algún exemplo.
Diferenciar a harmonia das cores afins e as cores com contraste. Destacar algún exemplo.
Explicar a psicologia das cores.
URL del DROPBOX
https://www.dropbox.com/s/lj8g7tfz3j1uvt1/Art%C3%ADculo%20post%20unidad.odt?dl=0
URL enlace al Blog
http://josepablosan.blogspot.com.es/2015/05/unidad-didactica-el-color.html
No hay comentarios:
Publicar un comentario