miércoles, 13 de mayo de 2015

Unidad didáctica del color

Título de la Unidad: "A COR"

Dirigida a: alumnado de 1º de ESO.

Materia: Educación Plástica y Visual.

Objetivos:

  • Compreender e diferenciar como reage a cor-luz e a cor- matéria.
  • Conhecer os sistemas de clasificação e mistura das cores.

  • Estudar as relações de harmonia e contrastes.

  • Critérios:

  • Reconhecer as diferentes técnicas plásticas, utilizando-as con certa correção.

  • Realizar criações plásticas com criatividade.

Contenidos de la materia:

  • A cor. Definição.
  • Cores primárias e secundárias.
  • A roda de cores.
  • Cores complementares e cores semelhantes.
  • Psicologia da cor.

Competencias Básicas:

  • Artística e cultural: ampliando os conhecimentos das cores, apreendendo a observar e percibir, experimentando com as técnicas.

  • Autonomia e iniciativa pessoal: trasformando uma ideia num produto.Processo que obriga ao aluno à adotar decissões.

  • Social e cívica: com a realização das tarefas em equipas, que promoverão atitudes de respeito, tolerância e flexibilidade.

Criterios de evaluación:

  • Fazer efectivos os aspectos técnicos: mistura das cores, conhecimento das técnicas gráfico-plásticas.

  • Efectividade do resultado à tarefa solicitada: limpeza, apresentação....

  • Recochecer o tipo de soporte, o material e os instrumentos adaptados à técnica.

Vocabulario para aprender:

Nomes: Cor, Luz, Cores primárias, Cores secundárias, Roda de cores, Mistura aditiva,

Mistura subtrativa, Amarelo, Magenta, Ciano, Verde, Vermelho, Roxo, Laranja, Cores complementares, Cores semelhantes, Psicología da cor, Preto, Branco, Cinza, Cores frias e quentes.

Verbos: Misturar, Mexer, Acrescentar, Compreender, Realizar, Diferenciar.

Adjetivos: Semelhantes, Fria, Quente, Realista, Harmonia, Escuro, Naturáis, Artificiáis.

Estructuras:

  • Comparativas: " esta cor é mais escura do que aquela" 
  •  Futuro:" Vou acrescentar un bocado mais desta cor" 
  • Imperativo: " Já chega"

 Tipo de discurso (descrição, narração, etc.): Compreensões escritas  y Compreensões orái.

Habilidades  Lingüística: Expresões escritas e verbal.

ACTIVIDADES PARA LA UNIDAD DIDÁCTICA

  1. Actividades para introducir el tema

Emparelhado com o computador, acessar a esta website e fazer esse quebra-cabeças.

  1. Presentacion

  1. Actividades para trabajar la unidad didáctica.

Nos seguintes sites vão apreender os nomes das cores, bem com a sua pronúncia.

  1. Escreva as palavras no lado da atividade no seu lugar. Se você não sabe o significado de alguns deles usa o dicionário.

  1. Traduza as seguintes frases:

  • El azul es más oscuro que el amarillo.

  • El color que más refleja la luz es el blanco.

  • El color que más absorbe la luz es el negro.

  • Los colores cálidos son el amarillo, naranja , rojo y sus derivados.

  • Los colores fríos son el azul, verde, violeta y sus derivados.

  • Los colores afines dan sensación de armonía.

  • De la mezcla del amarillo más magenta, se obtendrá el rojo

  • No añadas azul a la mezcla, si quieres obtener rojo.


DE QUE COR É? (Luciana de Almeida)

Abra os olhos ... olhe bem a sua volta...
Quantas cores você viu? Amarelo, alaranjado, verde, azul, anil...
Tudo nesse mundo tem cor!
A gema do ovo da ema é amarela como o sol no céu.
A pena da cauda do pavão é da cor de cada momento:
VERMELHA, quando está com raiva;
AZUL, quando está contente; AMARELA, quando está cansada;
VIOLETA, quando está por um triz. MULTICOLORIDA, quando está feliz!

1)- Estudando o texto:
a)- Título:
b)- Autora:
c)- A autora diz que cada momento tem a sua cor. Por quê?

2)- De que cor você pintaria:
a)- a saudade?
b)- a dor?
c)- o amor?
d)- a tristeza?
e)- a preguiça?

3)- Forme frases com as palavras:
a)- céu:
b)- amarelo:
c)- contente:
d)- cansada:

Metodologia:

  • Organização e distribuição do tempo:
  • Começar com os conocimentos prévios da matéria.
  • Realizar uma "lluvia de ideas" para conhecer os conhecimentos sob as cores .
  • Aprendizagem Funcional.
  • Flexible.
  • A distribuição das aulas dependerá das tarefaspara realizar, se foram em pares, em pequenas equipas o grandes.

Recursos materiáis impressos:

  • Fotocópias

  • Livro de texto

Recursos TICs:

  •  Videos:
  • PDI

Instrumentos de avaliação:

  • Exames oráis.
  • Exames teórico-prácticos.
  • Conhecimentos prévios e nível da língua.
  • Observação sistemática.
  • Revisão dos cadernos das aulas.

Modelo de examen escrito:

EXAME: " A COR "

ALUNO/A:

MATÉRIA: E.P.V. CURSO: 1º ESO


  1. Realizar a roda de cores com lápises de madera. Misturá-los para obter as cores primárias, secundárias e terciárias.

  2. Definir os seguintes conceptos:

Tom:


Saturação:


Luminosidade:


  1. Di quáis são as cores quentes e frias, e indica algún exemplo.

  2. Diferenciar a harmonia das cores afins e as cores com contraste. Destacar algún exemplo.

  3. Explicar a psicologia das cores.

 

URL del DROPBOX

https://www.dropbox.com/s/lj8g7tfz3j1uvt1/Art%C3%ADculo%20post%20unidad.odt?dl=0

URL enlace al Blog

http://josepablosan.blogspot.com.es/2015/05/unidad-didactica-el-color.html

Elisa Álvarez Portillo

No hay comentarios:

Publicar un comentario