domingo, 31 de mayo de 2015

A Pre-história



Mi unidad didáctica AICLE está pensada para 1º de ESO, sección bilingüe en portugués. El tema elegido es La Prehistoria, se trata de trabajar este periodo tan extenso dividido en Paleolítico, Neolítico y la Edad de los Metales, sus características y manifestaciones artísticas principales, todo ello en lengua portuguesa, trabajando el vocabulario, estructuras y expresiones de dicha lengua haciendo especial hincapié en la expresión oral y escrita de los alumnos.


Los objetivos planteados son los siguientes:


1.- Reconocer las características principales de los diferentes periodos de la prehistoria: Paleolítico, Neolítico y Edad de los Metales.

2.- Comentar diferentes herramientas y producciones artísticas de cada uno de los periodos; y reconocer algunas de las manifestaciones mas importantes.

3.- Elaborar y/o completar esquemas, cuadros o mapas conceptuales con las características y producciones esenciales de la prehistoria.

4. Definir conceptos propios de la materia y del periodo estudiado.


El vocabulario propuesto en L2 para trabajar con los alumnos, así como las estructuras y expresiones serán:


Nomes: fóssil / fósseis, escrita, neanderthais, , homínideos, deslocação, ferramentas, pedra, fogo, metais, idade, linguagem, estatuetas, antas, cromeleque, menires, caça, coleta, nômade, bronze, ferro


Adjetivos: coletor, caçador, evoluido, desenvolvido, descoberto


Verbos: evoluir, produzir, descobrir, desenvolver, surgir,


Expressões: homem das cavernas, mudanças climáticas, descobrimento do fogo, invenção da escrita, evolução homínidea


Uso de tempos verbais no passado e expressões do passado tipo:

Há … anos/milhões de anos

É nessa época que

Nessa altura


Las destrezas lingüísticas que vamos a trabajar a través de los contenidos son: Ler, escrever e ouvir para conseguir produzir textos na oralidade e na escrita.


Los recursos que he utilizado para trabajar los contenidos y elaborar las actividades son los siguientes:


1.-A Pre-história.- http://pt.slideshare.net/cristinabarcoso/prhistria-10177199 Para começar vamos ver este material para apresentar os conteúdos aos alunos e para eles aprenderem o vocabulário desta parte. Após da leitura deverão completar um texto (Atividade 1, andamiaje de recepción)


Atividade 1. Completa o texto com o vocabulário adecuado que está abaixo do texto:


"Pré- é o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à e que abrange de anos. A da humanidade é objeto de de arqueólogos, paleontólogos, geólogos e biólogos. Suas pesquisas baseiam-se em vestígios que sobreviveram no tempo, como , pinturas rupestres, utensílios de uso diário, restos de fogueira etc. Esses vestígios são encontrados em ou soterrados por diversas camadas de solo.

, ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.);

    , ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);

          (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.)."



Neolítico História Paleolítico pesquisas invenção da escrita milhões origem fósseis Idade dos Metais cavernas





2.- O Neolítico.- https://www.youtube.com/watch?v=Ju4UQnSRaDw Após do vídeo os alunos devem completar o texto (Atividade 2, andamiaje de recepción)


Atividade 2. Completa o texto com as palavras que faltam:


"No período Neolítico, novas alteraram a . Aumentaram as dificuldades para caçar e se instalaram nas , o que contribuiu para o da agricultura, com o plantio de trigo, cevada e aveia. Aprenderam a domesticar alguns e a criar . Surgiram os primeiros aglomerados populacionais, com finalidade principalmente defensiva. Seus objetos tornaram-se mais bem acabados, pois a pedra, depois de lascada, era esfregada no chão ou na areia até tornar-se .

Desenvolveram a arte da , fabricando grandes potes para guardar o excedente da . Desenvolveram as técnicas de fiação e tecelagem para a confecção de de lã e linho, em substituição aos trajes confeccionados com peles de animais."



modificações climáticas cerâmica desenvolvimento gado

vegetação produção agrícola margens dos rios animais polida tecidos



3.- A Idade dos metais.- http://www.mundoeducacao.com/historiageral/idade-dos-metais.htm

(Atividade 3, andamiaje de recepción)


Atividade 3. Completa o texto:


"O desenvolvimento de técnicas de possibilitou o abandono progressivo dos instrumentos de pedra. O primeiro metal a ser fundido foi o cobre, posteriormente o . Da desses dois metais, surgiu o bronze, mais duro e resistente, com o qual fabricavam espadas, lanças etc. Por volta de 3000 a.C. produzia-se bronze no Egito e na Mesopotâmia.

A é posterior. Tem início por volta de 1500 a.C., na Ásia Menor. Por ser um minério mais difícil de ser trabalhado difundiu-se lentamente. Em razão da sua superioridade para a de armamentos, o ferro contribuiu para a supremacia dos povos que souberam utilizá-lo com essa finalidade."


fundição de metais metalúrgica do ferro fusão fabricação estanho



Também deverão responder ao seguinte teste (Atividade 4, andamiaje de recepción)



Atividade 4. Responde o teste


1. A Pré-História pode ser definida como:


A - O período em que os Dinossauros dominaram o planeta.

B - O período anterior ao surgimento da escrita.

C - O período que vai do surgimento da escrita até o início da civilização grega. 

D - O período em que o ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de pedras.


2. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do período da Pré-História conhecido como Paleolítico?


A - Os homens praticavam a agricultura e domesticavam animais.

B - Os homens viviam em casas, organizadas em vilas, o poder ficava nas mãos de um chefe.

C - Os homens faziam artefatos (ferramentas, armas, utensílios domésticos) de ferro e construíam suas casas de madeira e argila.

D - Os homens habitavam cavernas, viviam da caça de animais e coleta de vegetais, usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas.


3. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Neolítico?


A - O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de argila.

B - A religião estava bem desenvolvida e organizada, assim como o sistema político baseado na democracia.

C - Neste período ocorreu a sedentarização com a prática da agricultura e a domesticação de animais. 

D - Os seres humanos não falavam, apenas emitiam ruídos para se comunicarem.




4. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Idade dos Metais?


A - O homem passou a cunhar moedas e desenvolveu um avançado sistema financeiro.

B - Na Idade dos Metais, os homens da Pré-História inventaram várias máquinas de ferro e bronze, fato que aumentou a produtividade de objetos manufaturados.

C - O desenvolvimento de técnicas de fundir e moldar metais (cobre, ferro e bronze) trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.

D - Embora conhecessem as técnicas de fundição de metais, os homens deste período continuaram a fazer ferramentas de ossos e pedras lascadas.


5. No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?


A - A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.

B - Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.

C - Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.

D - Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.







4.- A Arte Rupestre.- (Atividade 5, andamiaje de transformación y producción)

http://www.coasiegaverde.com/?lang=es


https://www.youtube.com/watch?v=cZg3Ty2xmSl


https://www.youtube.com/watch?v=88a7isFfmSw


Atividade 5. Trabalhar a oralidade e a escrita


Os alunos deverão realizar um trabalho em grupos para nos falar na aula da arte rupestre; a origem, o significado, e tem de dar alguns exemplos.


Além disso tem de elaborar um resumo a modo de crónica do jornal em referência aos vestígios na península ibérica, como pode ser a descoberta das gravuras de Siega Verde (en Ciudad Rodrigo, España) e Foz Côa (em Portugal)


5.- Os megalitos.- (Atividade 6)


http://www.webquest.es/wq/educacion-secundaria-obligatoria-eso/megalitismo-prehistoria


https://www.youtube.com/watch?v=3vOpkyZun_4


https://www.youtube.com/watch?v=oitumhQVlVY


Atividade 6.


Imagina que és um guia turistico e tens de explicar um monumento megalitico da tua seleção. Procura na net ou nos links que deu o professor e elabora um pequeño texto com o apoio de imagens para mostrar aos colegas da turma.



Atividade interativa


Realizar uma sopa de letras procurando nela as palavras aprendidas sobre a pre-história.


http://www.educaplay.com/es/mieducaplay/698280/cristina.htm


El número de sesiones planteadas serán 10 en total, repartidas entre las explicaciones del profesor, visionado de vídeos y presentaciones, realización de las actividades propuestas, trabajo en el aula con las herramientas TIC para la búsqueda y tratamiento de la información y elaboración de los trabajos y exposiciones orales de los alumnos.



La evaluación será de forma individualizada y mediante la observación directa del trabajo del alumno en el aula, control del cuadernos de actividades, valoración de los trabajos de exposición oral y producción escrita que el alumno debe presentar en el aula. También se realizara una prueba escrita en la que el alumno deberá responder a diferentes cuestiones sobre los contenidos trabajados en clase y adecuarse al uso correcto de las expresiones y vocabulario de la L2.




Mª Cristina Amado Picón

1 comentario:

  1. Unidad muy interesante y extremadamente amena debido a los excelentes recursos usados. Enhorabuena.

    ResponderEliminar