martes, 23 de mayo de 2017

GEOGRAFIA E HISTÓRIA: A IDADE DOS DESCOBRIMENTOS MARÍTIMOS



Esta unidade didática intitulada "A Idade dos Descobrimentos Marítimos" destina-se aos alunos do 2º ano do ensino secundário. Pretende-se propor atividades para a disciplina de Geografia e História no ensino bilingue em que a segunda língua (língua estrangeira) é o português.

A temática desta unidade centra-se nos descobrimentos geográficos dos séculos XV e XVI realizados por Castela e Portugal, além de aprofundar a questão da conquista e colonização da América.

Quanto aos objetivos de aprendizagem (e critérios de avaliação) desta unidade poder-se-á referir os seguintes:

-        Entender os processos da conquista e colonização da América, bem como as suas consequências.

-        Explicar as distintas causas que levaram ao descobrimento da América para os europeus, a sua conquista e a sua colonização.

-        Ponderar interpretações antagónicas acerca da conquista e a colonização da América.

As tarefas incluídas nesta unidade discriminam-se a seguir:

-        Breve narração na primeira pessoa

-        Encenação (Role-play)

-        Elaboração de um póster e respetiva apresentação à turma.

No que diz respeito ao conteúdo das sessões das aulas e respetivas atividades e recursos indicam-se as seguintes de forma sucinta:

Sessão 1: A saída dos Europeus do velho continente

https://drive.google.com/a/educarex.es/file/d/0B-5MxZ0PWyo1ZUlWcDlWY3pNWGs/view?usp=sharing

Nesta sessão começa por tentar reavivar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a descoberta da América por Colombo, sobre a data desse acontecimento através de uma vinheta de banda desenhada. Para ajudar os alunos, damos-lhes um quadro com algumas estruturas para que eles se possam expressar em português sobre o tema (andaime). Em seguida, disponibiliza-se um texto aos alunos para que possam destacar as ideias principais. A outra atividade que se segue é a que utiliza uma série de fotografias, infografias e desenhos para que eles tirem a suas conclusões apoiados numa "nuvem de palavras" e num conjunto de estruturas que servem de andaime. Após esta atividade aparecem dois áudios, que podem ser utilizados de acordo com o nível dos alunos. Pede-se, depois, que procurem informação específica da sessão na internet que pode ser uma boa atividade para que a realizem em casa. Então, apresenta-se um áudio retirado de um manual de história de Portugal do 8º ano de escolaridade. Indica-se também como material adicional dois vídeos para utilizar nas aulas. O seguinte exercício pede que se ordene cronologicamente algumas frases de momentos importantes da história. Sucede-se a análise de um mapa acerca do império ultramarino português no século XVI.

Sessão 2: As viagens de Cristóvão Colombo

https://drive.google.com/open?id=0B-5MxZ0PWyo1am9oVU5DSUtGcHc

Inicia-se a sessão com um exercício de aquecimento, utilizando imagens para recordar alguns conhecimentos prévios. Neste momento realizar-se-á uma atividade de grupo em que cada texto será analisado por um grupo que irão selecionar as informações mais importantes, seguindo as instruções do exercício (andaime) para posteriormente realizar uma pequena apresentação oral. Após, aparece um questionário que vai possibilitar que aprendam procurando por eles próprios a informação solicitada. Logo, surge uma apresentação PowerPoint sobre a vida de Cristóvão Colombo elaborada a partir de um Timeline realizado na página "StoryBoard":

http://www.storyboardthat.com/portal/storyboards/fernandoapereira/classroom-shared/cristovao-colombo

A seguinte atividade é composta por um texto para preencher os espaços em branco, um vídeo de um documentário sobre a vida de Colombo, um exercício de escrita de uma banda desenhada e um exercício em grupo de análise de mapas.

Finalmente, os alunos podem jogar numa aplicação web intitulada "Mapa Político da América" http://LearningApps.org/3606580


Sessão 3: Os nativos americanos

https://drive.google.com/open?id=0B-5MxZ0PWyo1dGt5LTE5NUl6Mms

Em primeiro lugar realiza-se um exercício de ativação de conhecimentos prévios, desta vez com uma série de frases para se indicar se são verdadeiras ou falsas. Surge, então, um vídeo sobre a história de Colombo e o descobrimento da América. Finalmente, propõe-se a elaboração de um póster para depois se apresentar como tarefa final da sessão. Fornece-se uma estrutura para a apresentação oral e uma tabela para sintetizar dados sobre as três principais civilizações pré-colombianas.


Sessão 4: A conquista do Novo Mundo

https://drive.google.com/open?id=0B-5MxZ0PWyo1c09jT1BSajVmdVE

A sessão começa com um exercício em que uma série de palavras servem para suscitar conhecimentos prévios dos alunos acerca dos Astecas. Segue-se outro em que é preciso preencher lacunas de um conjunto de palavras dadas. No caso do império inca mostra-se um vídeo de um documentário acerca dos incas. Então, recomenda-se aos alunos como fazer um glossário para melhorar a compreensão de textos, principalmente técnicos. Segue-se um exercício de verdadeiro ou falso sobre os índios astecas e incas.

A sessão termina com um pequeno debate de aula sobre a opinião dos alunos acerca da conquista espanhola da América.

 

Sessão 5: As consequências da idade dos Descobrimentos

https://drive.google.com/open?id=0B-5MxZ0PWyo1NS1JNF8tby1pMWs

Primeiro, os alunos vão identificar personalidades relacionadas com a conquista espanhola da América. A seguir ouvem gravações e vídeos para fazer um resumo sobre a biografia de certa personalidade histórica.

Após, responde a uma série de perguntas sobre essas personalidades.

Finalmente, a última tarefa é uma encenação (role-play) em que cada aluno poderá representar o papel de uma das personalidades históricas num programa de televisão.

 

Os materiais utilizados para levar a cabo estas atividades propostas serão a seguintes:

-        Internet

-        Posters

-        Vídeos

-        Aplicações web variadas

-        Infografias

-        Enciclopédias ilustradas

-        Imagens

-        Mapas

-        Linhas de tempo (Timelines)

-        Livros de história

 

A planificação da unidade didática encontra-se neste endereço:

https://drive.google.com/open?id=0B-5MxZ0PWyo1cl9fZU84eGlXV3c

Fernando Agostinho Pereira Baptista

1 comentario:

  1. Hola, soy Charo, tu unidad me resulta muy atrayente debido a la valoración interactiva que haces de las sesione, incluyes todo tipo de actividades, audios, videos, mapas, presentaciones orales... con una amplia visión social del momento, respecto a las sociedades nativas, al proceso y al desarrollo del descubrimiento, momentos tan sorprendentes y fascinantes de la historia.Gracias

    ResponderEliminar