sábado, 10 de diciembre de 2016

APRESENTAÇOES PESSOAIS.

Nível: 2ª ESO
Materia: Tutoría
Os alunos vão aprender a apresentar-se, identificar os dados pessoais e perguntar sobre dados pessoais, assim como retirar a informação dum texto adequado ao seu nível. 
Os alunos vão trabalhar todas as competências relacionadas com o estudo das línguas. A produção oral, a produção escrita, a compreensão escrita e a compreensão oral. Finalmente enriquecerão a sua competência pragmática com o estudo das formas de tratamento formal e informal, que são básicos para a adquisição desta competência e do uso correto da língua num contexto comunicativo.
O intuito desta unidade é desenvolver nos alunos a habilidade para se apresentarem e conhecer o vocabulário relativo aos dados pessoais.  Os alunos começarão com a visualização duma apresentação de vídeo realizada com o programa poowton.com que será usada para o estudo do verbo ser e estar e a construção de frases simples com informação pessoal. Os alunos aprenderão o léxico básico e os conhecimentos gramaticais adequados para lograr este objetivo, mediante a realização de atividades lúdicas e jogos de role play que serão reforçadas com exercícios gramaticais e a interação verbal com o professor e os colegas da turma.
 
DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE E PROCEDIMENTOS.
Introdução: PRIMEIRA SESSÃO:
Material: Quadro interativo, e fichas com exercícios gramaticais.
Aquecimento e introdução (4 minutos)
Começamos com   a visualização do vídeo realizado com o programa poowton.com, no quadro interativo, que contem a conjugação do verbo ser e estar e alguns pequenos diálogos
1ª atividade (15 minutos) Depois de uma primeira visualização, voltamos a ver o vídeo parando-o nos diferentes textos e diálogos.  O professor lerá os textos e alguns alunos repetirão a leitura. Resolver-se-ão as dúvidas de vocabulário
2ª. Atividade (15 minutos) Para terminar entregaremos aos alunos uma ficha de gramática com frases onde os alunos têm de conjugar o verbo ser e estar.
3ª Atividade de conclusão (15 minutos): Correção da atividade e resolução de dúvidas
SEGUNDA SESSÃO.
Material:  Bola de esponja e fichas com um texto duma apresentação pessoal
Aquecimento e introdução (15 minutos). O Aquecimento vai consistir numa presentação pessoal. O professor vai usar uma bola de esponja para dinamizar a atividade e suscitar o interesse do aluno.  O professor lança a bola a um aluno que tem que se apresentar usando vocabulário das nacionalidades   previamente escrito pelo professor no quadro ou projetado no ecrã do quadro interativo.
 Exemplo; eu chamo-me_____, moro em _________ e sou_________________
1ª Atividade (20 minutos) A continuação, os alunos vão ler um texto  de apresentação mais completo e vão retirar as informações  relativas aos dados pessoais da pessoa           ( nome, apelido, idade, habilitações académicas, profissão, estado civil, morada e nacionalidade)
2ª Atividade(15 minutos) Os alunos vão fazer uma apresentação pessoal por escrito com os seus dados pessoais . Se não tiverem tempo de terminar na aula, devem fazê-lo em casa como TPC.
 
TERCEIRA SESSÃO.
Material: Fichas com informações pessoais (incluídas no anexo 1) e fichas de gramática
Aquecimento e introdução (15 minutos): Os alunos vão usar os cartões do anexo um com informações sobre dados pessoais de várias pessoas pares (idade, profissão, passatempos, morada, nacionalidade, idade)
Cada aluno deve mover-se livremente pela sala de aulas e encontrar alguém que tenha pelo menos dois coisas em comum com ele para formar pares. O objetivo é praticar o vocabulário conhecido, aprender novas palavras e praticar os pronomes interrogativos.
O professor   fornece uma lista de perguntas tipos que devem usar os alunos para encontrar o par correspondente:
-Como é que se chama?
- Onde é que mora?
- Qual é a sua idade?
-Qual é a sua nacionalidade?
-  O Que é que ele faz no seu tempo livre?
- Qual é a sua profissão?
2ª Atividade (20 minutos): Depois de terminarem a primeira atividade, os alunos devem de apresentar o colega que tem um cartão com alguma informação semelhante e, deste modo, vão praticar a oralidade e os conteúdos léxicos e gramaticais da unidade
3ª Atividade (15 minutos): Ao final da aula, os alunos vão consolidar os conhecimentos gramaticais com uma ficha para praticar os conteúdos gramaticais que será posteriormente corregida.
- Video de youtube sobre as apresentações: https://www.youtube.com/watch?v=LYbk2qid_lc
- Vídeo realizado com o programa poowton.com, no quadro interativo, que contem a conjugação do verbo ser e estar e alguns pequenos diálogos

Inmaculada Carretero Sanjuán

No hay comentarios:

Publicar un comentario