Plantilla de unidad didáctica AICLE (Actividad 3.1: Planificación de la unidad didáctica AICLE)
LOS APARTADOS 1, 2 Y 3 DE ESTA PLANTILLA SE COMPLETARON EN LA ACTIVIDAD 1.3. EN ESTA ACTIVIDAD SE PIDE TERMINAR LA PLANIFICACIÓN DE LA UD AICLE COMPLETANDO LOS APARTADOS DEL 4 AL 8. SI SE PREFIERE, SE PUEDE COMENZAR UNA NUEVA PLANTILLA DESDE EL PRINCIPIO.
Professora: Ana I. Díaz Diestro | Curso/Nível: 2º ESO |
Área/Matéria: Física e QuímicaObservacões: segundo trimestre | Título da Unidade Didática: A energia |
Observacões: segundo trimestre | |
1. Objetivos de aprendizagem / Critérios de avaliação. | - Reconhecer que a energia é a capacidade de produzir mudanças. - Identificar os diferentes tipos de energia que se manifestam em fenômenos cotidianos e em experiências simples feitas no laboratório. - Relacionar os conceitos de energia, calor e temperatura em termos da teoria cinético-molecular e descrever os mecanismos pelos que se transfere o calor em diferentes situações cotidianas. - Valorizar o papel da energia em nossas vidas, identificar as diferentes fontes, comparar o impacto meio ambiental das mesmas e reconhecer a importancia da poupança energética para um desenvolvimento sustentável. - Conhecer e comparar as diferentes fontes de energia empregadas na vida diária no contexto global que implique aspectos econômicos, meio ambientais e geopolíticos. - Valorizar a importância de realizar um consumo responsável das fontes energéticas. |
2. Conteúdos da matéria | - Conceito de energia. Unidades. Tipos de energia. - Transformações da energia e a sua conservação. - Energia térmica. O calor e a temperatura. - Fontes de energia. - Análise e valorização das diferentes fontes. - Uso racional da energia. |
3. Conteúdos de Língua / Comunicação | |
Vocabulário | - Nomes: mudança, matéria, energia, calor, temperatura, mecanismo, fonte de energia, conceito, situação, impacto, poupança, desenvolvimento, conservação, natureza, trabalho, vantagem, desvantagem, efeito de estufa... - Verbos: transferir, valorizar, variar, degradar, conservar, transformar... - Adjetivos: meio ambiental, inalterável, cotidiano, sustentável, renovável, físico, químico... - Preposições: dentro, de, até, com, contra, em, para, segundo... |
Estruturas
| Rutinas: O mundo é inalterável? Conheçes alguma transformação material? Que diferenças há entre calor e trabalho? A matéria apenas pôde ser transformada com calor? Que formas de energia conheces? O que é que se passaria se a energia elétrica não existisse?... Conteúdo gramatical: presente do indicativo, p.p.s., comparativos (do que...), adjetivos calificativos (forte, fraco, pequeño...), condicional, possessivos (meu, teu, sua, dela...), etc. Linguagem de aula: bom dia!, tudo bem?, alguma dúvida?, algum voluntário?, alguma pregunta sobre o que vimos ontem?, quem quer corrigir o seguinte exercício? |
Tipo de discurso | Exposições, descrições, argumentações... |
Destrezas lingüísticas | - Comprensão escrita. - Expressão oral. - Comprensão oral. |
4.Contexto (elemento cultural) | Consumir a energia de forma responsável para proteger o meio ambiente. |
5. Processos cognitivos (analisar, sumariar, etc.) | Compreender, repetir, analisar, comparar, classificar, justificar, explicar, descobrir, resolver.
|
6a. Tarefa/s | - Em grupos de quatro pessoas, procurar informação sobre as formas de energia renováveis e não renováveis que temos em Extremadura, e localizá-las num mapa. - Descrever a instalação duma central fotovoltaica e duma central nuclear. - Fazer uma apresentação do seu trabalho aos seus colegas. |
6b. Atividades | - 1ª sessão: começamos com um teste de avaliação inicial para conhecer as ideas prévias dos alunos. Depois, os corrigiremos para analisar quais são os pontos fracos. A continuação, veremos um vídeo onde se mostra o uso cotidiano da energia e responderam perguntas sobre o vídeo. - 2ª sessão: começaremos a definir o conceito de energia e veremos diferentes unidades da energia. Depois trabalharemos a lenguagem próprio da unidade com diversas atividades: associar imagens com tipos de energia, completar espaços com as palavras adequadas, converter umas unidades de energia em outras... - 3ª sessão: veremos os tipos de energia e a lenguagem próprio de este conteúdo. Leremos um texto sobre os tipos de energia e os alunos procurarão no dicionário o significado das palavras que não compreendam. Depois faremos um pequeno debate. - 4ª sessão: nesta sessão vamos trabalhar as transformações da energia e a sua conservação. Faremos atividades onde terão de explicar como se transforma a energia duma forma em outra e como se passa dum corpo a outro, mas a energia total será sempre a mesma: num salto com vara, movimento dum pêndulo, queimar lenha, lançamento dum objeto... - 5ª sessão: nesta sessão começaremos a definir o conceito de calor e veremos diferentes escalas termométricas: Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Faremos atividades para converter umas en outras. Para fundamentar a diferencia entre calor e temperatura e as escalas termométricas, veremos um vídeo. - 6ª e 7ª sessões: estudaremos as fontes de energia, as suas vantagens e desvantagens. Os alunos terão de classificá-las em renováveis e não renováveis. Para corrigir, veremos o vídeo. Também teremos de analisar e valorizar as diferentes fontes de energia e o seu uso racional mediante um debate. Os alunos terão de expor medidas para poupar energia em casa. - 8ª sessão: faremos atividades de consolidação, reforço e aplicação da unidade. - 9ª sessão: nesta sessão os alunos apresentarão a tarefa final aos seus colegas. - 10ª sessão: teste escrito. |
7. Metodología | |
Organização e distribução na aula / tempo | Precisaremos de 10 aulas para a unidade. A metodologia, que será ativa e participativa, variará segundo as necessidades dos alunos. Utilizaremos aulas expositivas para criar situações que levem ao aluno a procurar formas de resolver problemas. Além disso, trabalharemos a resolução de problemas buscando proporcionar aos alunos autonomia. Estas atividades poderão ser individuais ou em grupos, sempre com a orientação da professora. Tendo em vista a importância dos alunos porem em prática os conceitos trabalhados na sala de aula, serão feitas aulas de exposições e de exercícios com o uso de recursos didáticos como vídeos e ferramentas tecnológicas. Serão utilizados os computadores e o quadro digital. |
Recursos / Materiais | - Livro de texto. - Fotocópias. - Computadores e quadro digital. - Calculadora. - http://rea-aicle-extremadura.blogspot.com.es/2015/05/clil-unit-energy-types-and-energy_28.html - Apresentação das fontes de energia: http://www.google.es/imgres?imgurl=http://unctad.org/infocomm/espagnol/gas/images/primarias.gif&imgrefurl=http://unctad.org/infocomm/espagnol/gas/descripc.htm&usg=___6mqHen785cwGwSa2GXtcaHcGbA=&h=333&w=464&sz=8&hl=es&start=17&zoom=1&tbnid=N2vDHawJa4Ay_M:&tbnh=92&tbnw=128&ei=qkScTs7gDcbGswbT9smOBA&prev=/search?q=energia+gas+natural&um=1&hl=es&sa=X&tbm=isch&um=1&itbs=1 (traduzido ao portugués). - Teste de avaliação inicial: http://es.tiching.com/link/730017 (traduzido ao portugués). - Vídeo da primeira sessão: https://www.youtube.com/watch?v=VYY1sI1tCV8 - Vídeo da quinta sessão (diferenciar calor de temperatura e escalas termométricas): https://www.youtube.com/watch?v=Mi4D_1RTRDo - Vídeo da sexta sessão (classificação das fontes de energia): https://www.youtube.com/watch?v=bdgYTLW4ec4 - Symbaloo. - https://es.educaplay.com/es/recursoseducativos/2351384/recursos_naturais.htm - https://es.educaplay.com/es/recursoseducativos/2179731/energias.htm - https://es.educaplay.com/es/recursoseducativos/2179678/energias.htm - Apresentação: https://es.educaplay.com/es/recursoseducativos/2193293/energia.htm - http://www.raizcuadrada.es/energia-2o-eso-ejercicios/ (traduzido ao portugués). |
Competências claves | - Comunicação lingüística: conhocer e aplicar o vocabulário básico da unidade. Fazer leituras compreensivas. Dialogar com os colegas das atividades propostas. - Competência científica: conhocer as fórmulas para converter unidades de temperatura. Resolver exercícios cotidianos onde aparecem transformações de energia. - Competência social: trabalhar em equipa. - Competência digital: uso de computadores para relizar atividades digitais e uma apresentação. - Competência para aprender a aprender: aplicar os conhecimentos da unidade à resolução de problemas reais. Procurar informação sobre fontes de energia. |
8. Avaliação (critérios e instrumentos) | Estándares de aprendizagem (critérios de avaliação no ponto 1.) 1. Reconheçe que a energia é a capacidade de producir mudanças. 2.Identifica os tipos de energia em fenômenos cotidianos. 3. Relaciona os conceitos de energia, calor e temperatura. 4. Interpreta os efeitos do calor sobre os corpos em situações cotidianas. 5. Valoriza o papel da energia em nossas vidas, identifica as diferentes fontes, compara o seu impacto meio ambiental e reconhece a importância da poupança energética. 6. Valoriza a importância de realizar um consumo responsável das fontes energéticas. Instrumentos: observação, caderno, rúbricas, teste escrito, tarefa final. |
Puedes usar este modelo de plantilla con total libertad. Gracias por citar la fuente.
Notas bibliográficas y créditos:
Un primer modelo de esta plantilla ha sido publicado en:
Pérez Torres, I. 2009. Apuntes sobre los principios y características de la metodología AICLE, en V. Pavón, J. Ávila (eds.), Aplicaciones didácticas para la enseñanza integrada de lengua y contenidos. Sevilla: Consejería de Educación de la Junta de Andalucía-Universidad de Córdoba.171-180.
Está basada sobre todo en la experiencia práctica a la hora de diseñar unidades y conversaciones con expertos y compañeros. También he tenido en cuenta la teoría de las 4 Cs de Do Coyle, expuesta en numerosas publicaciones, como por ejemplo: Coyle, D., Hood, P. and Marsh, D., 2010. Content and Language Integrated Learning. Cambridge University Press.
No hay comentarios:
Publicar un comentario