domingo, 6 de mayo de 2018

UD AICLE: "A energia"

  • Título de la unidad: A Energia. 2º ESO, Física y Química. Idioma: portugués.
  • Adjunto la plantilla con la UD.
  • En el siguiente documento encontraremos una UD  que tratará sobre la energía. El objetivo principal de la misma es conocer el concepto de energía, tipos de energía, clasificación de las fuentes de energía y tratar el consumo responsable de la misma. 
  • Sesiones: 

    - 1ª sessão: começamos com um teste de avaliação inicial para conhecer as ideas prévias dos alunos. Depois, os corrigiremos para analisar quais são os pontos fracos. A continuação, veremos um vídeo onde se mostra o uso cotidiano da energia e responderam perguntas sobre o vídeo.

    - 2ª sessão: começaremos a definir o conceito de energia e veremos diferentes unidades da energia. Depois trabalharemos a lenguagem próprio da unidade com diversas atividades: associar imagens com tipos de energia, completar espaços com as palavras adequadas, converter umas unidades de energia em outras... - 3ª sessão: veremos os tipos de energia e a lenguagem próprio de este conteúdo. Leremos um texto sobre os tipos de energia e os alunos procurarão no dicionário o significado das palavras que não compreendam. Depois faremos um pequeno debate.

    - 4ª sessão: nesta sessão vamos trabalhar as transformações da energia e a sua conservação. Faremos atividades onde terão de explicar como se transforma a energia duma forma em outra e como se passa dum corpo a outro, mas a energia total será sempre a mesma: num salto com vara, movimento dum pêndulo, queimar lenha, lançamento dum objeto...

    - 5ª sessão: nesta sessão começaremos a definir o conceito de calor e veremos diferentes escalas termométricas: Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Faremos atividades para converter umas en outras. Para fundamentar a diferencia entre calor e temperatura e as escalas termométricas, veremos um vídeo.

    - 6ª e 7ª sessões: estudaremos as fontes de energia, as suas vantagens e desvantagens. Os alunos terão de classificá-las em renováveis e não renováveis. Para corrigir, veremos o vídeo. Também teremos de analisar e valorizar as diferentes fontes de energia e o seu uso racional mediante um debate. Os alunos terão de expor medidas para poupar energia em casa.

    - 8ª sessão: faremos atividades de consolidação, reforço e aplicação da unidade.

    - 9ª sessão: nesta sessão os alunos apresentarão a tarefa final aos seus colegas.

    - 10ª sessão: teste escrito.

  • Los recursos a trabajar están detallados por sesiones en el documento adjunto.
ANA ISABEL DÍAZ DIESTRO

No hay comentarios:

Publicar un comentario