domingo, 6 de mayo de 2018

Plantilla UD Energía

Plantilla de unidad didáctica AICLE (Actividad 3.1: Planificación de la unidad didáctica AICLE)


LOS APARTADOS 1, 2 Y 3 DE ESTA PLANTILLA SE COMPLETARON EN LA ACTIVIDAD 1.3. EN ESTA ACTIVIDAD SE PIDE TERMINAR LA PLANIFICACIÓN DE LA UD AICLE COMPLETANDO LOS APARTADOS DEL 4 AL 8. SI SE PREFIERE, SE PUEDE COMENZAR UNA NUEVA PLANTILLA DESDE EL PRINCIPIO.


Professora: Ana I. Díaz Diestro

Curso/Nível: 2º ESO

Área/Matéria: Física e QuímicaObservacões: segundo trimestre

Título da Unidade Didática: A energia

Observacões: segundo trimestre




1. Objetivos de aprendizagem / Critérios de avaliação.

- Reconhecer que a energia é a capacidade de produzir mudanças.

- Identificar os diferentes tipos de energia que se manifestam em fenômenos cotidianos e em experiências simples feitas no laboratório.

- Relacionar os conceitos de energia, calor e temperatura em termos da teoria cinético-molecular e descrever os mecanismos pelos que se transfere o calor em diferentes situações cotidianas.

- Valorizar o papel da energia em nossas vidas, identificar as diferentes fontes, comparar o impacto meio ambiental das mesmas e reconhecer a importancia da poupança energética para um desenvolvimento sustentável.

- Conhecer e comparar as diferentes fontes de energia empregadas na vida diária no contexto global que implique aspectos econômicos, meio ambientais e geopolíticos.

- Valorizar a importância de realizar um consumo responsável das fontes energéticas.

2. Conteúdos da matéria

- Conceito de energia. Unidades. Tipos de energia.

- Transformações da energia e a sua conservação.

- Energia térmica. O calor e a temperatura.

- Fontes de energia.

- Análise e valorização das diferentes fontes.

- Uso racional da energia.

3. Conteúdos de Língua / Comunicação


Vocabulário

- Nomes: mudança, matéria, energia, calor, temperatura, mecanismo, fonte de energia, conceito, situação, impacto, poupança, desenvolvimento, conservação, natureza, trabalho, vantagem, desvantagem, efeito de estufa...

- Verbos: transferir, valorizar, variar, degradar, conservar, transformar...

- Adjetivos: meio ambiental, inalterável, cotidiano, sustentável, renovável, físico, químico...

- Preposições: dentro, de, até, com, contra, em, para, segundo...

Estruturas

Rutinas: O mundo é inalterável? Conheçes alguma transformação material? Que diferenças há entre calor e trabalho? A matéria apenas pôde ser transformada com calor? Que formas de energia conheces? O que é que se passaria se a energia elétrica não existisse?...

Conteúdo gramatical: presente do indicativo, p.p.s., comparativos (do que...), adjetivos calificativos (forte, fraco, pequeño...), condicional, possessivos (meu, teu, sua, dela...), etc.

Linguagem de aula: bom dia!, tudo bem?, alguma dúvida?, algum voluntário?, alguma pregunta sobre o que vimos ontem?, quem quer corrigir o seguinte exercício?

Tipo de discurso

Exposições, descrições, argumentações...

Destrezas lingüísticas

- Comprensão escrita.

- Expressão oral.

- Comprensão oral.

4.Contexto (elemento cultural)

Consumir a energia de forma responsável para proteger o meio ambiente.

5. Processos cognitivos (analisar, sumariar, etc.)

Compreender, repetir, analisar, comparar, classificar, justificar, explicar, descobrir, resolver.


6a. Tarefa/s

- Em grupos de quatro pessoas, procurar informação sobre as formas de energia renováveis e não renováveis que temos em Extremadura, e localizá-las num mapa.

    - Descrever a instalação duma central fotovoltaica e duma central nuclear.

    - Fazer uma apresentação do seu trabalho aos seus colegas.

6b. Atividades

- 1ª sessão: começamos com um teste de avaliação inicial para conhecer as ideas prévias dos alunos. Depois, os corrigiremos para analisar quais são os pontos fracos. A continuação, veremos um vídeo onde se mostra o uso cotidiano da energia e responderam perguntas sobre o vídeo.

- 2ª sessão: começaremos a definir o conceito de energia e veremos diferentes unidades da energia. Depois trabalharemos a lenguagem próprio da unidade com diversas atividades: associar imagens com tipos de energia, completar espaços com as palavras adequadas, converter umas unidades de energia em outras... - 3ª sessão: veremos os tipos de energia e a lenguagem próprio de este conteúdo. Leremos um texto sobre os tipos de energia e os alunos procurarão no dicionário o significado das palavras que não compreendam. Depois faremos um pequeno debate.

- 4ª sessão: nesta sessão vamos trabalhar as transformações da energia e a sua conservação. Faremos atividades onde terão de explicar como se transforma a energia duma forma em outra e como se passa dum corpo a outro, mas a energia total será sempre a mesma: num salto com vara, movimento dum pêndulo, queimar lenha, lançamento dum objeto...

- 5ª sessão: nesta sessão começaremos a definir o conceito de calor e veremos diferentes escalas termométricas: Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Faremos atividades para converter umas en outras. Para fundamentar a diferencia entre calor e temperatura e as escalas termométricas, veremos um vídeo.

- 6ª e 7ª sessões: estudaremos as fontes de energia, as suas vantagens e desvantagens. Os alunos terão de classificá-las em renováveis e não renováveis. Para corrigir, veremos o vídeo. Também teremos de analisar e valorizar as diferentes fontes de energia e o seu uso racional mediante um debate. Os alunos terão de expor medidas para poupar energia em casa.

- 8ª sessão: faremos atividades de consolidação, reforço e aplicação da unidade.

- 9ª sessão: nesta sessão os alunos apresentarão a tarefa final aos seus colegas.

- 10ª sessão: teste escrito.

7. Metodología



Organização e distribução na aula / tempo

Precisaremos de 10 aulas para a unidade. A metodologia, que será ativa e participativa, variará segundo as necessidades dos alunos. Utilizaremos aulas expositivas para criar situações que levem ao aluno a procurar formas de resolver problemas. Além disso, trabalharemos a resolução de problemas buscando proporcionar aos alunos autonomia. Estas atividades poderão ser individuais ou em grupos, sempre com a orientação da professora. Tendo em vista a importância dos alunos porem em prática os conceitos trabalhados na sala de aula, serão feitas aulas de exposições e de exercícios com o uso de recursos didáticos como vídeos e ferramentas tecnológicas. Serão utilizados os computadores e o quadro digital.

Recursos / Materiais

- Livro de texto.

- Fotocópias.

- Computadores e quadro digital.

- Calculadora.

- http://rea-aicle-extremadura.blogspot.com.es/2015/05/clil-unit-energy-types-and-energy_28.html

- Apresentação das fontes de energia: http://www.google.es/imgres?imgurl=http://unctad.org/infocomm/espagnol/gas/images/primarias.gif&imgrefurl=http://unctad.org/infocomm/espagnol/gas/descripc.htm&usg=___6mqHen785cwGwSa2GXtcaHcGbA=&h=333&w=464&sz=8&hl=es&start=17&zoom=1&tbnid=N2vDHawJa4Ay_M:&tbnh=92&tbnw=128&ei=qkScTs7gDcbGswbT9smOBA&prev=/search?q=energia+gas+natural&um=1&hl=es&sa=X&tbm=isch&um=1&itbs=1 (traduzido ao portugués).

- Teste de avaliação inicial: http://es.tiching.com/link/730017 (traduzido ao portugués).

- Vídeo da primeira sessão: https://www.youtube.com/watch?v=VYY1sI1tCV8

- Vídeo da quinta sessão (diferenciar calor de temperatura e escalas termométricas): https://www.youtube.com/watch?v=Mi4D_1RTRDo

- Vídeo da sexta sessão (classificação das fontes de energia): https://www.youtube.com/watch?v=bdgYTLW4ec4

- Symbaloo.

- https://es.educaplay.com/es/recursoseducativos/2351384/recursos_naturais.htm

- https://es.educaplay.com/es/recursoseducativos/2179731/energias.htm

- https://es.educaplay.com/es/recursoseducativos/2179678/energias.htm

- Apresentação: https://es.educaplay.com/es/recursoseducativos/2193293/energia.htm

- http://www.raizcuadrada.es/energia-2o-eso-ejercicios/ (traduzido ao portugués).

Competências claves

- Comunicação lingüística: conhocer e aplicar o vocabulário básico da unidade. Fazer leituras compreensivas. Dialogar com os colegas das atividades propostas.

- Competência científica: conhocer as fórmulas para converter unidades de temperatura. Resolver exercícios cotidianos onde aparecem transformações de energia.

- Competência social: trabalhar em equipa.

- Competência digital: uso de computadores para relizar atividades digitais e uma apresentação.

- Competência para aprender a aprender: aplicar os conhecimentos da unidade à resolução de problemas reais. Procurar informação sobre fontes de energia.

8. Avaliação (critérios e instrumentos)

Estándares de aprendizagem (critérios de avaliação no ponto 1.)

1. Reconheçe que a energia é a capacidade de producir mudanças.

2.Identifica os tipos de energia em fenômenos cotidianos.

3. Relaciona os conceitos de energia, calor e temperatura.

4. Interpreta os efeitos do calor sobre os corpos em situações cotidianas.

5. Valoriza o papel da energia em nossas vidas, identifica as diferentes fontes, compara o seu impacto meio ambiental e reconhece a importância da poupança energética.

6. Valoriza a importância de realizar um consumo responsável das fontes energéticas.


Instrumentos: observação, caderno, rúbricas, teste escrito, tarefa final.




Puedes usar este modelo de plantilla con total libertad. Gracias por citar la fuente.

Notas bibliográficas y créditos:


Un primer modelo de esta plantilla ha sido publicado en:

Pérez Torres, I. 2009. Apuntes sobre los principios y características de la metodología AICLE, en V. Pavón, J. Ávila (eds.), Aplicaciones didácticas para la enseñanza integrada de lengua y contenidos. Sevilla: Consejería de Educación de la Junta de Andalucía-Universidad de Córdoba.171-180.

Está basada sobre todo en la experiencia práctica a la hora de diseñar unidades y conversaciones con expertos y compañeros. También he tenido en cuenta la teoría de las 4 Cs de Do Coyle, expuesta en numerosas publicaciones, como por ejemplo: Coyle, D., Hood, P. and Marsh, D., 2010. Content and Language Integrated Learning. Cambridge University Press.



No hay comentarios:

Publicar un comentario