DISEÑO DE MATERIALES para soporte y apoyo a las actividades AICLE
As atividades na aula.
→ 1a Aula → Avaliacao inicial de 15 min para saber o que conhocemos do tema. Explicacões da diversidade dos telhados e coberturas. → Leitura de titulos e noticias.
http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/nomes-usados-telhados/
http://www.schletter.de/PT/sist-de-montagem-solar/telhado-plano.html
http://www.engenhariacivil.com/dicionario
→ 2 a aula →
Exposicao dos sistemas de estruturas de sustentação..
http://www.sejatotal.com.br/tti/elisaf/07.pdf
http://pt.slideshare.net/octaviochaparoni/est-telhado
http://slideplayer.com.br/slide/3195020/
Preencher textos lacunares.
Tendo en conta as seguintes palavras, olhe par ao texto e complete os espaços em branco
Desenhos , telhado, cobertura, estrutura, telhas
Existem muitas variações de __________ e opções de acabamento para construir o que é considerado por alguns como a quinta fachada do edifício.
Mostramos abaixo um esquema básico de construção de um _______, tipo de __________ composta por uma estrutura de sustentação – o madeiramento -, e um sistema de fechamento formado por _______.
ATIVIDADE INTERATIVA
http://www.educaplay.com/es/recursoseducativos/2404506/o_telhado.htm
O TELHADO
→ 3 a aula → Diversidade dos isolamentos y sistemas de ejecução. Comentário de fotografias. Identificação de detalhes construtivos.
http://teiadesign10.blogspot.com.es/2013/01/isolamento-termico-e-acustico-la-de.html
http://www.polirigido.com/pt/portfolio/isolamentos-termicos/la-de-rocha-projetada/retail-park-leiria
→ 4 a aula → Procura de solucões para telhados planos e inclinados. Atividade oral de exposicao de solucoes e procura de alternativas.
Utilizar as webs propostas em : http://www.symbaloo.com/home/mix/13ePLRHPig
http://www.danosa.com.pt/danosa/CMSServlet?node=PTI1000&lng=4&site=3&camino=SolImp;0;1;2;3
→ 5 a Aula → Atividade fora das aulas. → Visitamos uma obra en execução de telhados.
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→ 6 a aula. Trabalho grupal. Desenhar un telhado plano e inclinados a utilizar programas de desenho en CAD.
http://pt.slideshare.net/lbc1994/aula-10-diagramacobertura
https://www.youtube.com/watch?v=rqL_VOVps8o
Actividad 3.1. Planificación de la unidad Aicle
Título da unidade: Os Telhados
Professora: Encarna Sevillano Naranjo
Turma / Nivel: 1º do CFGS Projetos de construção
Disciplina: Desenho e Construção de Prédios
1. Objetivos de aprendizagem
Criterios de avaliação | Define telhados de edifícios, identificando o tipo, restrições e regulamentos de design, estabelecendo o arranjo dos seus elementos e propor soluções construtivas.
a) Têm sido tipos de coberturas sob medida para as necessidades e exigências do edifício identificados. b) Têm sido identificados contorno, as condições predefinidas e elementos do telhado. c) Têm sido identificados diferentes regulamentos de aplicação e os requisitos estabelecidos. d) Têm sido graficamente especificado o arranjo dos vários elementos de cobertura, encostas, declives e direção, recolha e eliminação de águas pluviais e ventilação. e) Têm sido finalizados soluções construtivas associados com a tipologia, esquema adotado e ordem dos componentes, características e espessuras dos materiais utilizados e articulações com outros elementos de construção. f) Se tiver sido verificada a conformidade com os requisitos de eficiência energética.
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2. Conteúdo da disciplina | • Funções, exigências e requisitos de construção. • Tipos de inclinação e telhados planos. soluções construtivas. • Peças e elementos dos tampas. Denominação. - Tipos de estrutura do telhado. - Formação pendente. - Normas e recomendações construtivas. - Materiais para telhados, isolamento e impermeabilização. | ||
3. Conteúdo de Língua / Comunicação | |||
Vocabulário | → Nomens: Água, Alpendre, Amianto, Beiral , aibros Calha Cavalete Chapuz Clarabóia Contrafrechal Empena, oitão ou frontão Espigão Frechal Platibanda Policarbonato Recobrimentos Rincão (água furtada) Ripas Tacaniça. Terças Tirante Treliça Varanda. → Adjetivos, sustentavel, desenvolvido, ecologico, construída → Verbos: construir, reciclar, replanear, porjetar, ordenar, gestionar, organizar, ficar, estar, ter, fazer... → Expressoes: Casa de força, Projeção da cobertura.... → Expressoes portuguesas que contem a palavra cobertura, dar abrigo... → Preposições: a, para, de, em, por. | ||
Estruturas
| → Preposicoes: Utilizacao de preposicoes contraidas para falarmos dos telhados. → Tempos verbais: Infinitivo pessoal simples. Ej → Sem primeiro pensarmos nos materiais dos telhados. Uso do tempo condicional -> Como seria uma cobertura ecológica? Presente do indicativo. Pretérito imperfeito do indicativo. Pretérito perfeito simples. Estar a + infinitivo. Ficar-estar. Ir para – ir a. → Expressoes de frequencia: Normalmente..., regra geral..., Na maior parte das vezes..., Por vezes/as vezes..., Tenho por habito, Costumo ou nao costumo..
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Tipo de discurso (descrição, narração, etc.) | → Discurso descritivo → descrever formação pendente para o telhado e propor alternativas que permitam conservar e manter os telhados e. → Discurso explicativo → Propor e explicar aos colegas e ao profesor algumas soluções construtivas associados com a tipologia de coberturas. | ||
Destrezas Lingüísticas | → Leitura e compreensao de textos que tenham relacao com os telhados. → Producao de escritas ( expressao escrita) e de messagens verbais (expressao oral). → Compreensao e analise de noticias da radio o dos telejornais (compreesao auditiva) sob ENGENHARIA CIVIL → Expressao oral Explicacão aos colegas de opiniões e solucões. | ||
4.Contexto (elemento cultural) | Com esta unidade, o aluno conseguirá compreeder a importância dos telhados na envolvente do edifício para sua conservação dos fenómenos meteorológicos | ||
5. Processos cognitivos (analisar, sintetizar, etc.) | → Compreender, conhecer, analizar as causas e as consequencias das patologias em telhados e coberturas. → Sintetizar informacoes. Explicar com as suas próprias palavras mesagens que tenham relação com a lição. → Promover novas soluções em telhados. → Expressar opinioes. | ||
6a. Tarefa (s) | → Explicacoes orais acompanhadas com fotografias e/ou videos acerca dos tipos de telhados, maneiras de ejecução y soluções construtivas. → Leitura de titulos e inicio de noticias que tem relacão com desenvolvimento de novos materiais e inovação dos sistemas. → Expressao oral por meio do comentario de fotografias. → Completar textos lacunares com palavras chave. → Relacão de patologias de coberturas com as causas que os provocaram e as consequencias. → Rehabilitação de coberturas | ||
6b. Atividades | → Fazer um catálogo de materiais. → Visita uma empresa para a produção e comercialização de telhas e acessórios para telhados. → Trabalhar o discurso explicativo → Vamos fazer uma atividade para explicar a eficacia de diferentes iniciativas soluções de coberturas | ||
7. Metodologia | |||
Organização e distribução na aula / tempo | Precisaremos de 6 aulas de três horas para completar todas as atividades na aula.
→ 1a Aula → Avaliacao inicial de 15 min para saber o que conhocemos do tema. Explicacões da diversidade dos telhados e coberturas. → Leitura de titulos e noticias. → 2 a aula → Exposicao dos sistemas de estruturas de sustentação.. → Preencher textos lacunares. → 3 a aula → Diversidade dos isolamentos y sistemas de ejecução. Comentário de fotografias. Identificação de detalhes construtivos. → 4 a aula → Procura de solucões para telhados planos e inclinados. Atividade oral de exposicao de solucoes e procura de alternativas. → 5 a Aula → Atividade fora das aulas. → Visitamos uma obra en ejecução de talhados. → 6 a aula. Trabalho grupal. Desenhar un telhado plano e inclinados a utilizar programas de desenho en CAD.
Em resumo, a metodologia específica usada em todo o curso, em geral, como indicado abaixo: 1) Exposição a curto prazo do assunto em questão, em todos os momentos, utilizando os meios disponíveis na sala de aula e aplicando uma metodologia ativa, o que permite que o aluno a participar no processo de aprendizagem, e analisar e tirar conclusões. 2) As actividades propostas: individual e / ou grupo, destinada a garantir a explicão. 3) Desenvolvimento de exercícios práticos onde o aluno deve resolver consultando a literatura e / ou material em si, às vezes individualmente e outras em pequenos grupos de trabalho. 4) Correção ou auto-correção dos desenvolvimentos criados em sala de aula e realizados pelos alunos. 5) Realização de exercícios globalizados ou cumulativamente que permitem visão geral dos processos e revisão em alguns casos e na recuperação de outros dos aspectos mais importantes. 6) Fazer casos práticos onde o aluno o conhecimento adquirido teoricamente entrincheirados. 7) Monitorar e avaliar a frequência regular e pontualidade, enquanto importante no perfil profissional que se destina a atingir valores e exigir que as empresas fazem o nosso ambiente. 8) As capacidades de avaliação e terminais de pares através da observação sistemática das actividades levadas a cabo por referência: a expressão formal, hábitos de trabalho, trabalho em equipe, a compreensão, o pensamento crítico e de iniciativa.
No caso dos controlos efectuados aspectos específicos, embora notamos que o trabalho a ser actividades de observação basicamente processuais e padrões comportamentais, os alunos previamente conhecer os critérios a aplicar para corrigi-los.
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Recursos / Materiais | Recursos de Ensino
ü Para conhecimento teórico
Detalhado amplamente levando em consideração o meio pelo qual já possui o Centro e o próprio Departamento: assim, os meios e recursos necessários irá detalhar mais especificamente como o curso avança, de preferência antes do final do primeiro trimestre. Pelo Departamento - Projector. - Projetor de slides. - Projetor opaco. - Projector Canyon. - PC portátil. - T.V. Reader com D.V.D. e vídeo. - Telas de projeção. Pelo aluno / aluna - Medidas de fita. fitas métricas. - Práticas notebook. - Notebook. - Fólios Din A4. - Lápis. Canetas. - Borracha de apagar - Regras e raspador. - Esboço do papel. - Textbook - Pastas de ligação.
Em geral, todos os recursos que permitem que os meios de observação e manipulação e ferramentas relacionadas com o módulo em questão, ferramentas, mecanismos e dispositivos eo uso de projetores, instalações e mobiliário específico à disposição do Centro, o Hall e serão viáveis Departamento. Como para o computador significa que ele deve ter o equipamento adequado, tanto de hardware como de software que está no mercado, relacionada com a programação e atender às necessidades dos alunos, com base na actualização anterior, quando apropriado, o equipamento existente no Centro e Departamento.
Bibliografia y webgrafia
• CTE (Código Técnico da Construção), a respeito de regras de construção e outros regulamentos, normas e instruções técnicas, manuais e revistas técnicas. • Arancil, Belda e Vera. Básico introdução projectos de construção. técnica de Inter, S.L. 2007 • Vários Professor Notes. • páginas da Web de regulamentos, detalhes de construção e materiais de construção.
http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/nomes-usados-telhados/ http://www.schletter.de/PT/sist-de-montagem-solar/telhado-plano.html http://www.engenhariacivil.com/dicionario
https://www.symbaloo.com/home/mix/13ePLRHPig
Para conhecimento prático
Devido às características do módulo de conteúdo prático são totalmente integrados com a teórica, desenvolvendo tanto paralela como inseparáveis. Portanto, os comentários para o conhecimento teórico é assimilado por esta seção. Em qualquer caso, a aquisição de qualquer tipo de mídia e recursos pedagógicos que podem enriquecer o conteúdo do módulo será promovido.
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Competências básicas | Na FP não vêm definidas competências básicas como na educação secundária, mas sim estão estabelecidas certas competências profissionais e pessoais. Com esta unidade os alunos atingirão a seguinte competência:
· Define telhados de edifícios, identificando o tipo, restrições de design e regulamentos, estabelecendo o arranjo dos seus elementos e propor soluções construtivas
Além disso, podemos indicar que também podem atingir competências: - Linguística. O aluno deve utilizar a língua portuguesa para fazer as tarefas e dialogar com os colegas e professor. - Digital. O aluno precisará pesquisar informação na net e por isso deverá utilizar o computador. - Aprender a aprender. O processo de pesquiça de dados sobre teladhos em geral. | ||
8. Avaliação (critérios e instrumentos) | Critérios. a) Terem sido identificados os tipos de coberturas sob medida para as necessidades e exigências do edifício. b) Terem sido identificados contorno, as condições predefinidas e elementos do telhado. c) Terem sido identificados diferentes regulamentos de aplicação e os requisitos estabelecidos. d) Terem sido graficamente especificado o arranjo dos vários elementos de cobertura, encostas, declives e direção, recolha e eliminação de águas pluviais e ventilação. e) Terem sido finalizados soluções construtivas associados com a tipologia, esquema adotado e ordem dos componentes, características e espessuras dos materiais utilizados e articulações com outros elementos de construção. f) Se tiver sido verificada a conformidade com os requisitos de eficiência energética.
Instrumentos. - O aluno faz todas as tarefas diarias na sala de aula. - Tem uma atitude positiva na aula com a professora, os colegas e o trabalho diário em equipa. - Segue um ordem na resolução das tarefas. - Consegue fazer corretamente a tarefa final.
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