lunes, 2 de diciembre de 2019

UNIDADE AICLE: A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS E A ENTRADA DA DEMOCRACIA EM PORTUGAL. (PROJETO FINAL)




UNIDADE AICLE:


A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS E A ENTRADA DA DEMOCRACIA EM PORTUGAL


A minha unidade AICLE "A Revolução dos Cravos e a entrada da Democracia em Portugal" vai dirigido aos alunos de 4º de ESO, para la disciplina de Português com um nível B1.1.


É pensada para a impartir no mês de Abril para comemorar o 25 de abril de 1974 que foi quando aconteceu a Revolução dos Cravos.


O objetivo principal é os alunos conhecerem de maneira mais precisa e aprofundada o relacionado con esse acontecimento tão importante para o nosso pais vizinho, o que é que significou para Portugal.


Alias afianzarão conteúdos gramaticais já vistos anteriormente e alargará e enriquecerá o vocabulário dos alunos aportando palavras novas e específicas relacionadas com o tema.


Na unidade há 10 atividades, incluido o trabalho final. Pensamos dedicar 5-6 sessões.


Trabalharemos textos escritos, orais, imagens, canções e videos. Usaremos as TICs para a impartição de conteúdos e o trabalho em sala de aula e em casa.


Primeira sessão:


Temos previsto uma primeira atividade de visualizar umas imagens e responder a certas perguntas para connhecer o que é que sabem os alunos do assunto.


Usarão a internet em sala de aula para pesquisar e investigar sobre certas personagens importantes da altura.


Farão um breve resumo deles e exporão na aula o conteúdo.


Trabalhar-se-ão os níveis de compreensão leitora, expressão escrita e expressão oral.


Segunda sessão:


Começaremos com a leitura compreensiva dum texto (https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/revolucao-dos-cravos.htm) e responderemos por escrito a várias perguntas, alias o utilizaremos para trabalhar a gramática e o léxico específico.


Falar-se-á das personagens que aparecem no texto e far-se-á uma revisão dos tempos verbais que aparecem.


Terceira sessão:


Trataremos da importância da música na Revolução.


Leremos um texto e conheceremos a figura de Zeca Afonso (https://noticias.r7.com/internacional/grandola-vila-morena-o-simbolo-da-musica-que-libertou-osportugueses-23042014).


Veremos um video com sua canção Grândola Vila Morena (https://www.youtube.com/watch?v=ci76cKwFLDs).


Preencheremos espaços no texto da canção e a utilizaremos para trabalhar aspeitos gramaticais (determinantes, adverbios e preposições...).


Trabalharemos sobre tudo os níveis da compreensão oral e escrita.


Quarta sessão:


Veremos em sala de aula um video de uns 10 minutos (https://www.youtube.com/watch?v=pqk7ApwYNWE) e realizar-se-ão várias perguntas de compreensão sobre ele que depois lerão os alunos.


Posteriormente corrigiremos e passaremos para os alumnos utilizarem os seus computadores para visualizar documento compartilhado desde o meu Drive (https://drive.google.com/open?id=1K3a62z1N47vCiwnvuLhfpSbJEL1UNrdK) para eles responderem a dois perguntas que despois veremos e comentaremos.


Trabalharão a expressão oral e escrita aliás da compreensão oral e escrita também. 


Quinta e ultima sessão:


Trabalharão un texto escrito (http://visao.sapo.pt/visaojunior/noticias/2016-04-14-Conta-me-como-foi-o-25-de-abril) que tratará das mudanças que surgiram com o processo (o antes e o despois da revolução).


Trabalharemos o vocabulário e faremos uma atividade de preencher espaços com palavras dadas.


Antes de acabar esta sessão explicar-se-á o procedimento do trabalho final.


Trabalho final:


Usarão a web de http://padlet.com para realizar um painel com o conteúdo que lhes peço (escolhem tema sobre o acontecimento que estamos a tratar, usam imagens, videos curtos, explicações escritas, canções,etc) para o fazer en pares e expó-lo em sala de aula a modo de apresentação. Para isto calculamos mais outra sessão para as exposições. 


No momento de avaliar teremos em conta se:


-Identifica a informação essencial e mais pormenorizada dos textos orais e escritos.


-Participa ativamente e de forma possitiva na aula.


-Conhece e utiliza o repertório léxico e gramatical da unidade.


-Utiliza com relativa correção e dependendo do nível, os recursos necessários (vocabulario, gramática e estruturas) para transmitir informação quer oral quer escrita.


-Realiza os exercícios em sala de aula e em casa.


-Faz uma aprensentação apropriada do trabalho final.


Mais informação sobre a minha unidade:

https://drive.google.com/file/d/1OAtVO-sEVhISj01U5Supn89IHE3_ekvI/view?usp=sharing



Autora: JUANA MARÍA SALGUERO BLANCO




No hay comentarios:

Publicar un comentario