domingo, 16 de diciembre de 2018

UD Control e Robótica

Vamos desenvolver o primeiro bloco da unidade didática Robótica e Control da materia Tecnologia para o nível 4º ESO.

Primeiros passos no entorno Arduino

Os objetivos deste bloco são:

- Identificar as partes de uma placa Arduíno.

- Identificar as partes mais importantes do entorno de desenvolvimento.

- Escrever sketches básicos.

1ª sessão

Para começar a ud projetaremos um video:

-  robot procurador de luz baseado em Arduino

os alunos deberão anotar as palavras que não percebem, e entre todos tentar compreender o que se diz no video. Se houver algumas que não alcanzaram a compreender, terão de procurar no diccionario on-line.

Uma vez que compreendam o video, falaremos um bocadinho sobre tema a modo de introdução.

2ª sessão

O que é Arduino?

- É uma plataforma eletrónica de código aberto baseada em hardware e software livre cuja principal caraterística é o seu uso simples.

Para começarmos este primeiro bloco, introduciremos o conteúdo por meio de uma presentação power point baseada numa banda desenhada criada por Jody Culkin baixo licença Creative Commons. Nela:

- faz-se uma breve descrição de Arduino

- Explicam-se os elementos básicos de um sistema baseado em Arduino: entradas/saídas analógicas/digitáis e sensores.

Atividade 1

Arduino educaplay

Trata-se de uma atividade para os alunos identificar as partes principáis da placa Arduino, para isto têm de escrever o nome dos elementos assinalados.

 

 

3ª sessão

Entorno de desenvolvimento de Arduino

Foi elaborada mais outra apresentação power point baseada na banda desenhada de Jody Culkin para falar no entorno de desenvolvimento de Arduino. Neste apartado falaremos de:

- Alimentação da placa Arduino

- Software necesário para instalar o entorno de desenvolvimento

- Operações básicas de configuração do entorno de desenvolvimento

Atividade 2

Traduzir as palavras do quadro

 

 

 

 

 

Para os alunos compreenderem as principáis ordens do IDE Arduino.

 

Atividade 3

IDE Arduino

Trata-se de uma atividade em educaplay para os alunos identificar os principáis elementos do IDE Arduino, para isto têm de fazer click nos elementos indicados.

 

 

 

4ª sessão

Atividade 4

Os nossos primeiros sketches de Arduino

Para fazer esta atividad antes temos de introducir os principáis comandos do IDE Arduino, e após disto, dizer para os alunos fazer um sketch que acenda um led ligado ao pino 13 durante 1s y depois o apague.

Solução:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 5

Escreve un sketch que acenda o pino 13 de forma permanente.

Atividade 6

Escreve un sketch que apague o pino 13 de forma permanente.

Atividade 7

Escreve un sketch que acenda o pino 13 durante 5s e o apague durante 2s.

 

Carmen Silva

1 comentario:

  1. Hola, Mercedes. Tu unidad me parece genial, aunque en el artículo hay algunas imágenes que no puedo ver. Has hecho un gran trabajo. Gracias por compartirlo. Un saludo

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