domingo, 15 de mayo de 2016

OS TELHADOS

OS TELHADOS



Mi unidad Aicle va dirigida a los alumn@s de primer curso del Ciclo Formativo de Grado Superior  de Proyectos de Edificación . Dentro del módulo de Diseño y construcción de edificios vamos  a profundizar en los conocimientos sobre los tejados y materiales de coberturas.

Con esta unidad pretendo introducir a los alumn@s en la terminología técnica de Arquitectura centrada en las cubiertas y a la vez que una vez terminada puedan identificar y diseñar cubiertas.

Los materiales que he utilizado son los que se exponen a continuación y posteriormente aparece la plantilla completa de la Unidad Aicle


DISEÑO DE MATERIALES  para soporte y apoyo a las actividades AICLE

 

 

As atividades na aula.

 

1a Aula Avaliacao inicial de 15 min para saber o que conhocemos do tema. Explicacões da diversidade dos telhados e coberturas. → Leitura de titulos e noticias.

 

http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/nomes-usados-telhados/

http://www.schletter.de/PT/sist-de-montagem-solar/telhado-plano.html

http://www.engenhariacivil.com/dicionario

 

 

 

2 a aula

 

      Exposicao dos sistemas de estruturas de sustentação..

 

http://www.sejatotal.com.br/tti/elisaf/07.pdf

 

http://pt.slideshare.net/octaviochaparoni/est-telhado

 

http://slideplayer.com.br/slide/3195020/

 

 

      Preencher textos lacunares.

 

Tendo en conta as seguintes palavras, olhe par ao texto e complete os espaços em branco

 

Desenhos , telhado, cobertura, estrutura, telhas

 

Existem muitas variações de __________ e opções de acabamento para construir o que é considerado por alguns como a quinta fachada do edifício.

 

 

Mostramos abaixo um esquema básico de construção de um _______, tipo de __________ composta por uma estrutura de sustentação – o madeiramento -, e um sistema de fechamento formado por _______.

 

 

  

 

ATIVIDADE INTERATIVA

 

 

http://www.educaplay.com/es/recursoseducativos/2404506/o_telhado.htm

 

O TELHADO

 

 

 

 

3 a aula Diversidade dos isolamentos y sistemas de ejecução. Comentário de fotografias. Identificação de detalhes construtivos.

 

http://teiadesign10.blogspot.com.es/2013/01/isolamento-termico-e-acustico-la-de.html

 

http://www.polirigido.com/pt/portfolio/isolamentos-termicos/la-de-rocha-projetada/retail-park-leiria

 

 

 

 

4 a aula Procura de solucões para telhados planos e inclinados. Atividade oral de exposicao de solucoes e procura de alternativas.

 

Utilizar as webs propostas em : http://www.symbaloo.com/home/mix/13ePLRHPig

 

http://www.danosa.com.pt/danosa/CMSServlet?node=PTI1000&lng=4&site=3&camino=SolImp;0;1;2;3

 

 

 

 

 

5 a Aula → Atividade fora das aulas. → Visitamos uma obra en execução de telhados.

 

  

 

 

 

 

 

6 a aula. Trabalho grupal. Desenhar  un telhado plano e inclinados a utilizar programas de desenho en CAD.

 

http://pt.slideshare.net/lbc1994/aula-10-diagramacobertura

 

https://www.youtube.com/watch?v=rqL_VOVps8o

 

 

 

 






Actividad 3.1. Planificación de la unidad Aicle


Título da unidade: Os Telhados


Professora: Encarna Sevillano Naranjo


Turma / Nivel: 1º do CFGS Projetos de construção 


Disciplina: Desenho e Construção de Prédios

 

1. Objetivos de aprendizagem

 

 

 Criterios de avaliação

Define telhados de edifícios, identificando o tipo, restrições e regulamentos de design, estabelecendo o arranjo dos seus elementos e propor soluções construtivas.

 

a) Têm sido tipos de coberturas sob medida para as necessidades e exigências do edifício identificados.

b) Têm sido identificados contorno, as condições predefinidas e elementos do telhado.

c) Têm sido identificados diferentes regulamentos de aplicação e os requisitos estabelecidos.

d) Têm sido graficamente especificado o arranjo dos vários elementos de cobertura, encostas, declives e direção, recolha e eliminação de águas pluviais e ventilação.

e) Têm sido finalizados soluções construtivas associados com a tipologia, esquema adotado e ordem dos componentes, características e espessuras dos materiais utilizados e articulações com outros elementos de construção.

f) Se tiver sido verificada a conformidade com os requisitos de eficiência energética.

 

2. Conteúdo da disciplina

• Funções, exigências e requisitos de construção.

• Tipos de inclinação e telhados planos. soluções construtivas.

• Peças e elementos dos tampas. Denominação.

- Tipos de estrutura do telhado.

- Formação pendente.

- Normas e recomendações construtivas.

- Materiais para telhados, isolamento e impermeabilização.

3. Conteúdo de Língua / Comunicação

Vocabulário

→ Nomens: Água, Alpendre, Amianto, Beiral , aibros Calha Cavalete Chapuz Clarabóia Contrafrechal Empena, oitão ou frontão Espigão Frechal Platibanda Policarbonato Recobrimentos Rincão (água furtada)  Ripas Tacaniça. Terças Tirante Treliça Varanda.

→ Adjetivos, sustentavel, desenvolvido, ecologico, construída

→ Verbos: construir, reciclar, replanear, porjetar, ordenar, gestionar, organizar, ficar, estar, ter, fazer...

→ Expressoes: Casa de força,  Projeção da cobertura....

→ Expressoes portuguesas que contem a palavra cobertura, dar abrigo...

→ Preposições: a, para, de, em, por.

Estruturas

 

→ Preposicoes: Utilizacao de preposicoes contraidas para

falarmos dos telhados.

→ Tempos verbais: Infinitivo pessoal simples. Ej → Sem primeiro pensarmos nos materiais dos telhados.

Uso do tempo condicional -> Como seria uma cobertura ecológica?

Presente do indicativo.

Pretérito imperfeito do indicativo.

Pretérito perfeito simples.

Estar a + infinitivo.

Ficar-estar.

Ir para – ir a.

→ Expressoes de frequencia: Normalmente..., regra geral..., Na maior parte das vezes..., Por vezes/as vezes..., Tenho por habito, Costumo ou nao costumo..

 

Tipo de discurso (descrição, narração, etc.)

→ Discurso descritivo → descrever formação pendente para o telhado e propor alternativas que permitam conservar e manter os telhados e.

→ Discurso explicativo → Propor e explicar aos colegas e ao profesor algumas soluções construtivas associados com a tipologia de coberturas.

Destrezas Lingüísticas

→ Leitura e compreensao de textos que tenham relacao com os telhados.

→ Producao de escritas ( expressao escrita) e de messagens verbais (expressao oral).

→ Compreensao e analise de noticias da radio o dos  telejornais (compreesao auditiva) sob ENGENHARIA CIVIL

→ Expressao oral Explicacão aos colegas de opiniões e solucões.

4.Contexto  (elemento cultural)

Com esta unidade, o aluno conseguirá compreeder a importância dos telhados na envolvente do edifício para sua conservação dos fenómenos meteorológicos

5. Processos cognitivos (analisar, sintetizar, etc.)

Compreender, conhecer, analizar as causas e as consequencias das patologias em telhados e coberturas.

Sintetizar informacoes. Explicar com as suas próprias palavras mesagens que tenham relação com a lição.

Promover novas soluções em telhados.

Expressar opinioes.

6a. Tarefa (s)

→ Explicacoes orais acompanhadas com fotografias e/ou videos acerca dos tipos de telhados, maneiras de ejecução y soluções construtivas.

→ Leitura de titulos e inicio de noticias que tem relacão com desenvolvimento de novos materiais e inovação dos sistemas.

→ Expressao oral por meio do comentario de fotografias.

→ Completar textos lacunares com palavras chave.

→ Relacão de patologias de coberturas  com as causas que os provocaram e as consequencias.

→ Rehabilitação de coberturas

6b. Atividades

→ Fazer um catálogo de materiais.

Visita uma empresa para a produção e comercialização de telhas e acessórios para telhados.

→ Trabalhar o discurso explicativo → Vamos fazer uma atividade para explicar a eficacia de diferentes iniciativas soluções de coberturas  

7. Metodologia

Organização e distribução na aula / tempo

Precisaremos de 6 aulas de três horas para completar todas as atividades na aula.

 

1a Aula → Avaliacao inicial de 15 min para saber o que conhocemos do tema. Explicacões da diversidade dos telhados e coberturas. → Leitura de titulos e noticias.

2 a aula → Exposicao dos sistemas de estruturas de sustentação.. → Preencher textos lacunares.

3 a aula → Diversidade dos isolamentos y sistemas de ejecução. Comentário de fotografias. Identificação de detalhes construtivos.

4 a aula → Procura de solucões para telhados planos e inclinados. Atividade oral de exposicao de solucoes e procura de alternativas.

5 a Aula → Atividade fora das aulas. → Visitamos uma obra en ejecução de talhados.

6 a aula. Trabalho grupal. Desenhar  un telhado plano e inclinados a utilizar programas de desenho en CAD.

 

Em resumo, a metodologia específica usada em todo o curso, em geral, como indicado abaixo:

1) Exposição a curto prazo do assunto em questão, em todos os momentos, utilizando os meios disponíveis na sala de aula e aplicando uma metodologia ativa, o que permite que o aluno a participar no processo de aprendizagem, e analisar e tirar conclusões.

2) As actividades propostas: individual e / ou grupo, destinada a garantir a explicão.

3) Desenvolvimento de exercícios práticos onde o aluno deve resolver consultando a literatura e / ou material em si, às vezes individualmente e outras em pequenos grupos de trabalho.

4) Correção ou auto-correção dos desenvolvimentos criados em sala de aula e realizados pelos alunos.

5) Realização de exercícios globalizados ou cumulativamente que permitem visão geral dos processos e revisão em alguns casos e na recuperação de outros dos aspectos mais importantes.

6) Fazer casos práticos onde o aluno o conhecimento adquirido teoricamente entrincheirados.

7) Monitorar e avaliar a frequência regular e pontualidade, enquanto importante no perfil profissional que se destina a atingir valores e exigir que as empresas fazem o nosso ambiente.

8) As capacidades de avaliação e terminais de pares através da observação sistemática das actividades levadas a cabo por referência: a expressão formal, hábitos de trabalho, trabalho em equipe, a compreensão, o pensamento crítico e de iniciativa.

 

No caso dos controlos efectuados aspectos específicos, embora notamos que o trabalho a ser actividades de observação basicamente processuais e padrões comportamentais, os alunos previamente conhecer os critérios a aplicar para corrigi-los.

 

 

Recursos / Materiais

Recursos de Ensino

 

ü  Para conhecimento teórico

 

Detalhado amplamente levando em consideração o meio pelo qual já possui o Centro e o próprio Departamento: assim, os meios e recursos necessários irá detalhar mais especificamente como o curso avança, de preferência antes do final do primeiro trimestre.

Pelo Departamento

- Projector.

- Projetor de slides.

- Projetor opaco.

- Projector Canyon.

- PC portátil.

- T.V. Reader com D.V.D. e vídeo.

- Telas de projeção.

Pelo aluno / aluna

- Medidas de fita. fitas métricas.

- Práticas notebook.

- Notebook.

- Fólios Din A4.

- Lápis. Canetas.

- Borracha de apagar

- Regras e raspador.

- Esboço do papel.

- Textbook

- Pastas de ligação.

 

Em geral, todos os recursos que permitem que os meios de observação e manipulação e ferramentas relacionadas com o módulo em questão, ferramentas, mecanismos e dispositivos eo uso de projetores, instalações e mobiliário específico à disposição do Centro, o Hall e serão viáveis Departamento.

Como para o computador significa que ele deve ter o equipamento adequado, tanto de hardware como de software que está no mercado, relacionada com a programação e atender às necessidades dos alunos, com base na actualização anterior, quando apropriado, o equipamento existente no Centro e Departamento.

 

 

Bibliografia y  webgrafia

 

• CTE (Código Técnico da Construção), a respeito de regras de construção e outros regulamentos, normas e instruções técnicas, manuais e revistas técnicas.

• Arancil, Belda e Vera. Básico introdução projectos de construção. técnica de Inter, S.L. 2007

• Vários Professor Notes.

• páginas da Web de regulamentos, detalhes de construção e materiais de construção.

 

http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/nomes-usados-telhados/

http://www.schletter.de/PT/sist-de-montagem-solar/telhado-plano.html

http://www.engenhariacivil.com/dicionario

 

 

https://www.symbaloo.com/home/mix/13ePLRHPig

 

Para conhecimento prático

 

Devido às características do módulo de conteúdo prático são totalmente integrados com a teórica, desenvolvendo tanto paralela como inseparáveis. Portanto, os comentários para o conhecimento teórico é assimilado por esta seção. Em qualquer caso, a aquisição de qualquer tipo de mídia e recursos pedagógicos que podem enriquecer o conteúdo do módulo será promovido.

 

 

Competências básicas

Na FP não vêm definidas competências básicas como na educação secundária, mas sim estão estabelecidas certas competências profissionais e pessoais.

Com esta unidade os alunos atingirão a seguinte competência:

 

· Define telhados de edifícios, identificando o tipo, restrições de design e regulamentos, estabelecendo o arranjo dos seus elementos e propor soluções construtivas

 

Além disso, podemos indicar que também podem atingir

competências:

- Linguística. O aluno deve utilizar a língua portuguesa para fazer

as tarefas e dialogar com os colegas e professor.

- Digital. O aluno precisará pesquisar informação na net e por isso deverá utilizar o computador.

- Aprender a aprender. O processo de pesquiça de dados sobre teladhos em geral.

8. Avaliação (critérios e instrumentos)

Critérios.

a) Terem sido identificados os tipos de coberturas sob medida para as necessidades e exigências do edifício.

b) Terem sido identificados contorno, as condições predefinidas e elementos do telhado.

c) Terem sido identificados diferentes regulamentos de aplicação e os requisitos estabelecidos.

d) Terem sido graficamente especificado o arranjo dos vários elementos de cobertura, encostas, declives e direção, recolha e eliminação de águas pluviais e ventilação.

e) Terem sido finalizados soluções construtivas associados com a tipologia, esquema adotado e ordem dos componentes, características e espessuras dos materiais utilizados e articulações com outros elementos de construção.

f) Se tiver sido verificada a conformidade com os requisitos de eficiência energética.

 

Instrumentos.

- O aluno faz todas as tarefas diarias na sala de aula.

- Tem uma atitude positiva na aula com a professora, os colegas e o trabalho diário em equipa.

- Segue um ordem na resolução das tarefas.

- Consegue fazer corretamente a tarefa final.

 

 

 

 

Si deseas ver la plantilla de la unidad al completo visita este enlace:





Documento realizado por ENCARNA SEVILLANO NARANJO

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