lunes, 11 de mayo de 2020

Unidade didáctica: A Orientação desportiva.

Comparto con vosotr@s la unidad AICLE creado por mí.A continuación os detallo toda la información por si os puede servir para otros cursos, así como las actividades creadas.  

Unidade didáctica: A Orientação desportiva.


Esta unidade vai dirigida aos alunos de 4º ESO, na escola de ensino secundario, dentro da assinatura Educação Física, bloque III, Atividades físico-desportivas no meio natural.

Introdução

Uma das características da Educação Física é a multiplicidade das suas formas de expressão através da actividade motora, do jogo, da dança, dos desportos. Esta riqueza de opções, constantemente ampliada com a inclusão de novas formas de actividade física e modalidades desportivas, proporciona um campo de actuação amplo para o profissional e a possibilidade de enriquecer e diversificar a prática docente.

A Orientação é um desporto que representa esta forma eclética de expressão da Educação Física. Da família das actividades físicas de ar livre, de grande valor formativo e interdisciplinar, não exige  nenhuma estrutura particular, sendo a mais simples de pôr em prática: uma pequena zona arborizada, um simples terreno desocupado, a área de um complexo desportivo, de um jardim público ou de uma escola,... podem permitir a iniciação e a prática das actividades de orientação.

Respecto aos objetivos que quiséssemos alcançar com o desarrolhoo desta unidade, destacamos:


1. Participar activamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo.

2. Realizar actividades de exploração da Natureza, aplicando correcta e adequadamente as técnicas

específicas, respeitando as regras de organização, participação e especialmente de preservação da

qualidade do ambiente.

3. Cooperar com o parceiro, de forma a contribuir para o êxito, na realização de um percurso de orientação,

admitindo as suas falhas e sugerindo indicações, respeitando as regras de participação estabelecidas, de

segurança e de preservação do equilíbrio ecológico.

4. Realizar um percurso fora da escola, em pares, o mais rápido possível, e com o cartão de controlo

preenchido correctamente, segundo um mapa de escala adequada (até 1:5000), com ajuda de uma

bússola, durante o qual doseia o esforço para resistir à fadiga.

5. Orientar o mapa correctamente, segundo o norte magnético e ou outros pontos de referência, com

auxílio de uma bússola.

6. Identificar as características do percurso, interpretando, no terreno, os principais desníveis

representados na simbologia gráfica da altimetria e as informações fornecidas pela simbologia da

planimetria, hidrografia e vegetação.

7. Calcular distâncias de acordo com a escala inscrita no mapa, de modo a avaliálas no terreno, por

aferição do seu passo ou ritmo de corrida.

Desporto de Orientação. (Iniciação y técnicas básicas).


Para elo, trabalharemos os seguintes contenidos:


Desporto de Orientação. (Iniciação y técnicas básicas).

Pontos cardiais.

Plaino.

Escalas

Mapa: elementos, símbolos y legendas.

Bússola: Norte magnético/ norte geográfico.Grados. Coordenadas.

Folha de controle: uso e marcação.

Percurso de orientação com mapa, bússola e folha de controle.

Meio ambiente, respeto y conservação.

Autonomía.

Trabalho cooperativo.


E por último, mediante o desarolho das seguintes tareas:

- Leitura dos mapas.

- Interpretaçao e letura dos simbolos y legendas do mapa.

- Uso da bússolas.

- Realição do percurso de orientação com o cartão de controlo preenchido correctamente, segundo um

mapa topográfico e com a ajuda de uma bússola.

- Búsqueda e colocação das balizas e sinalização no mapa.


As sessões são, resumidamente:


1ª Sessão. Explicação teórica.

Mapa. Simbolos e legendas. Escala. Como orientar um mapa pelo terreno. Bússula.

2ª Sessão: Deslocamento no terreno.

Continuamos con la orientação o mapa no terreno com ajuda da bússulas, identificando também, as referência dadas no mapa.

Realização do um percurso de 4-6 postas, por parejas, onde os meninos esconderão as balizas e apontarão no mapa. Posteriormente, trocarão os mapas entre eles e deverão encontrar os postos no menor tempo possível.

3ª Sessão: Descoberta dos pontos de controlo.

Realização do um percurso de 10-12 postas, organizado pelo professora, procurando encontrar o itinerário mais rápido, passando por todas as postas e utilizando o cartão do controlo.

4ª sessão: Gestão do corrida.

Realização do um percurso em situação de competição de 10 -12 postas fora do centro, na floreta, sem cansaço excessivo, doseando o esforço.

5ª sessão: Availação prática.

Realização do um percurso proposto pela professora de 10-12 postas fora do centro, em parelhas, procurando encontrar o maior numero de balizas e no menor tempo possível.

6ª sessão: Availação teórica.

Prova escrita sobre os conhecimentos adquiridos durante á unidade didáctica. Prova tipo teste onde os erros restam.


Esto es en resumen mi Unidad didáctica AICLE. Os dejo el enlace de dicha unidad, así como de los materiales creados durante este curso.

Unidad didáctica: https://drive.google.com/open?id=1ZIRU8MlZxPFQffSAH_o1G8O9IwW8dIt_ltxIW4cV6k4


Respecto a los materiales creados, comparto con vosotros un documento genially que he realizado donde está recogido todas las actividades, material, pruebas, etc. Espero que sea de vuestro interés:

https://view.genial.ly/5ea1d0daeebc9b0dbb1806e9/presentation-orientacao-desportiva



     ANA BELÉN REDONDO CASERO

No hay comentarios:

Publicar un comentario