Vamos comer!
Nível: Educação infantil 5 anos.
Área: Conhecer o meio ambiente.
Descrição:
Justifica-se a importancia desta unidade pois o assunto da alimentação
ofrece muitas possibilidades debido à sua proximidade com as necessidades e
interesses das crianças e também pela importancia no nível educacional.
As atividadades propostas nesta unidade ajudaram aos meninos a promover
hábitos saudáveis e a despertar a curiosidade deles, descobrindo novas texturas
e sabores.
Tema: alimentação.
Objetivos:
.Identificar comidas e bebidas.
• Encontrar a hora do dia em que são consumidas.
• Clasificar os alimentos em animais e vegetais.
• Praticar hábitos de higiene nas refeições.
• Avaliar a necessidade de ter uma dieta saudável.
• Aprender números de 1 a 10.
Organização e distibução em classe/hora:
• Serão 8 sessões de 45 minutos cada uma.
Atividades:
.Tarefa 1. (45 minutos)
Na primeira tarefa vamos a avaliar o vocabulario que os nossos a
lumnos conhecem tanto em español quanto em português para issotê
m de ouvir e repetir os nomes dos alimentos que apareceram nestefla
Depois assistem a um vídeo para aprender mais frutas e vegetais em
português com sotaque brasileiro https://youtu.be.eg0Bjz8lQ7o
• Tarefa 2. (45 minutos)
Comenta o mapa conceptual ¿De onde são obtidos os alimentos?
A continuação conclui este outro exercício onde tens de identificar os
alimentos de acordo com o seu origem https://pin.it/OsQL5Sl
.Tarefa 3. (45 minutos)
Assiste ou vídeo da receita das bolachas de manteiga em
Depois, fala sobre essa sobremesa, se gostas dela o não, utiliza as
expresões eu prefiro, eu queria… Escrebe os ingredientes no teu
caderno e faz a receita na sala de turma com os colegas todos.
• Tarefa 4. (45 minutos)
Aprende os dias da semana https://m.youtube.com/watch?v=az-kZyiH_3s
com a seguinte canção. Depois Fala sobre que dia é hoje, que dia foi
ontem e amanhã, fala com o teu colega de que coisas vás fazer à
tarde, à noite,…
• Tarefa 5. (45 minutos)
Lee os versinhos das frutas https://pinterest.es/pin/549650329516358375/
e a continuação completa o exercício onde tens de colorear os
alimentos saudáveis e riscar os alimentos que não faz bem a saúde.
Depois escrebe outros alimentos de que gostes. Fala com os teus
colegas sobre de que gostam eles, se é bom o mau para a saúde,…
.Tarefa 6. (45 minutos)
Aprende a canção dos números de 1 a 10
Cria un cardápio semanal cortando e colando imagens de alimentos
de revistas mas antes de fazê-lo deves conversar e concordar com
os teus. Conta e cola só 10 alimentos em cada dia.
• Tarefa 7. (45 minutos)
Faz com os colegas todos um mural das refeições . Depois fala e
combina entre todos os horários para as nossas refeições e que
debemos comer para crescer com saúde.
• Tarefa 8. (45 minutos)
Aprende a canção "Lava a maõ" https://www.youtu.be/CuaUuMNfJQk
Depois reflite com o teu colega sobre os alimentos de que gostas e
finalmente e desenha uma comida da que gostes e seja saudável
Para mais informações clique neste link
Elena María Romero Martínez.
¡Fantastica unidad para los más pequeños!
ResponderEliminarMe ha gustado mucho sobre todo como has incluido el lavado de manos al final de la unidad, hábito realmente importante y que la mayoría de los niños no suelen adquirir, lo que lleva a un mayor número de infecciones, etc.
Un saludo